Forças de segurança e bombeiros iniciam vacinação

Até ao final da semana outras forças de segurança começam a ser vacinadas, disse esta manhã na Damaia, na Amadora o ministro Eduardo Cabrita.

Bombeiros Voluntários de Algueirão Mem Martins, no concelho de Sintra | Foto: Sintra Notícias - arquivo

A seguir aos bombeiros a vacinação contra a Covid-19 vai avançar para a PSP, disse esta manhã, Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna (MAI).

No Centro de Saúde da Damaia, no concelho da Amadora, onde esta manhã 20 bombeiros voluntários começaram a ser vacinados, o ministro Eduardo Cabrita explicou que até ao final da semana outras forças de segurança cerca de 15 mil bombeiros voluntários, sapadores e municipais e 20 mil elementos das forças de segurança vão começar a ser vacinados.

Os locais de vacinação, em vários concelhos de cada um dos 18 distritos do continente, foram estabelecidos de acordo com a distribuição geográfica dos 15 mil bombeiros.

Na Damaia esteve também Marta Temido, ministra da Saúde que reforçou as metas do Governo, lembrando que o objetivo é ter 70% da população vacinada até ao final do verão, acrescentando que os passos dados na vacinação contra a Covid-19 “às vezes têm tropeções” que o Governo gostaria de evitar, mas que “não podemos perder de vista aquilo que é a meta a que devemos chegar: no final do verão ter 70% da nossa população vacinada” contra o vírus“.

Marta Temido alertou que, mesmo depois da vacinação, “há aspetos que não podemos descurar”, referindo-se à manutenção das regras de saúde pública.

A governante garantiu empenho na nova fase que agora começou, de vacinação dos profissionais dos serviços essenciais, aqueles que estão “envolvidos no socorro através das corporações de bombeiros”, e da população com mais de 80 anos ou que tem entre 50 e 79 anos.

O início do programa de vacinação dos bombeiros arrancou no Centro de Saúde da Damaia, no concelho da Amadora, e contou com a presença dos ministros da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e da Saúde, Marta Temido, da secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, e do secretário de Estado Coordenador para o combate à pandemia na Região de Lisboa e Vale do Tejo, Duarte Cordeiro.

[atualizada, 10h47]