Município cria cinco polos de vacinação para 15 mil pessoas

O município de Sintra, vai dispor a partir de segunda-feira, 8 de fevereiro, de cinco polos de vacinação contra a covid-19, estimando nesta fase vacinar cerca de 15 mil utentes, disse Basílio Horta, presidente da autarquia.

Polidesportivo de Fitares, na Rinchoa, freguesia de Rio de Mouro

A partir de segunda-feira o município de Sintra, vai dispor, de cinco polos de vacinação contra a covid-19, estimando nesta fase vacinar cerca de 15 mil utentes, disse Basílio Horta, presidente da autarquia, adiantando que vão ser instalados polos de vacinação no complexo desportivo municipal de Fitares, no Mercado de Agualva, na Junta de Freguesia de Casal de Cambra, no Centro de Saúde da Terrugem e no Regimento de Artilharia Anti-Aérea, nº1 (RAAA1), em Queluz.

No entanto, em relação ao Regimento de Artilharia Anti-Aérea Nº1 ( RAAA1), Basílio Horta ressalvou que ainda decorre um pedido de autorização para a utilização daquele espaço, mas que “a resposta deverá ser positiva”.

O polo do complexo desportivo municipal de Fitares, localizado na freguesia de Rio de Mouro, terá capacidade para vacinar 3.500 pessoas, o mesmo número previsto para os polos do Mercado de Agualva, do Centro de Saúde da Terrugem e do RAAA1. Já na Junta de Freguesia de Casal de Cambra está prevista a vacinação de mil pessoas.

Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra

(…) “Achámos que só nos centros de saúde [vacinação] era impossível e vamos instalar cinco polos de vacinação, numa lógica de descentralização e de proximidade” [Basílio Horta]

Segundo Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, para esta fase está prevista a vacinação no concelho de cerca de 15 mil pessoas, arrancando a campanha na segunda-feira e prologando-se até abril.

Esta é uma nova etapa da fase 1 do plano nacional de vacinação contra o novo coronavírus, que se iniciou em 27 de dezembro, e que foi recentemente atualizado, passando a incluir a vacinação simultânea das pessoas com 80 ou mais anos de idade.

O objetivo é vacinar 80% das pessoas com mais de 80 anos, até março

A campanha de vacinação contra a covid-19 foi planeada de acordo com a disponibilidade das vacinas contratadas para Portugal, que estão a ser administradas faseadamente a grupos prioritários, até que toda a população elegível esteja vacinada.

A fase 1 abrange também os profissionais de saúde diretamente envolvidos na prestação de cuidados a doentes, funcionários e utentes de lares de idosos e da rede nacional de cuidados continuados integrados, assim como elementos das forças armadas, das forças de segurança, de serviços críticos e titulares de órgãos de soberania e altas entidades públicas.