Basílio Horta critica vereadores do PSD de “falta de seriedade”

Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, criticou hoje os vereadores do PSD por terem exigido ao Governo o pagamento do novo hospital do município e acusou-os de "falta de seriedade".

Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra

Em declarações à agência Lusa, o presidente sintrense argumenta que a posição dos dois vereadores é “grave”, pois coloca em causa uma posição assumida pela autarquia e que foi aprovada em reunião do executivo camarário, inclusive com os votos favoráveis do PSD.

“O nosso hospital só veio para Sintra porque dissemos que o pagávamos. Caso contrário, isso não aconteceria. E foi uma decisão aprovada por todos, com exceção da CDU. Há um protocolo assinado pela Câmara Municipal de Sintra e pelo Governo, em que a autarquia se compromete a pagar o hospital e o Governo a pagar o equipamento e a manter o hospital em funcionamento, pelo que é de uma deselegância extrema assumirmos um compromisso e agora dizermos ao Governo que tem de pagar o hospital. É uma questão de seriedade e honorabilidade”, sublinha Basílio Horta.

Além disso, o autarca explica que a proposta hoje apresentada pelos vereadores Andreia Bernardo e Nuno Lopes “não faz qualquer sentido” porque a Câmara de Sintra e o próprio Governo já incluíram a obra na lista de projetos a serem apoiados pelo Pacto de Resiliência.

“A construção do hospital e o financiamento da sua construção já consta do pacto de resiliência. Ou seja, nos vários investimentos que vamos propor que sejam financiados pela Europa, consta o nosso hospital, tal como acontece na proposta apresenta pelo Governo a esse apoio. Portanto, não há que pedir ao Governo para financiar aquilo que será financiado pela Europa, e o PSD sabe perfeitamente disto”, termina o autarca de Sintra.

Propostas para construção de Hospital de Sintra
apresentada sexta-feira

Nas declarações à Lusa, Basílio Horta recordou ainda que as propostas para a construção da infraestrutura serão conhecidas em 15 de janeiro, sendo depois feita a adjudicação e respetiva fiscalização pelo Tribunal de Contas.

Quanto ao começo da obra, o autarca revela que gostava que esta arrancasse no dia 25 de abril, dia para o qual está também agendada a inauguração do novo centro de Saúde de Algueirão Mem Martins.

Recorde-se, os vereadores do PSD da Câmara de Sintra apresentaram esta terça-feira, em reunião do executivo camarário, uma moção onde exigem que seja o governo a suportar a totalidade do custo do Hospital de Proximidade de Sintra.

Em comunicado, os vereadores Andreia Bernardo e Nuno Lopes defendem que “os sintrenses não podem ficar prejudicados em investimentos na rede de jardins de infância, no parque habitacional, no desporto, na juventude, na ação social e no apoio ao tecido empresarial” por terem de “colmatar falhas do governo na área da saúde”.

Construção do novo Hospital

Recorde-se a Câmara de Sintra aprovou em 2020 o lançamento de um concurso internacional para a construção do novo hospital, na Cavaleira, Freguesia de Algueirão-Mem Martins, representando um investimento de 40,4 milhões de euros, cujas obras têm início previsto para 2021.

De acordo com a informação divulgada pela autarquia, a construção fica a cargo da Câmara de Sintra, enquanto o Estado assume a aquisição e instalação do equipamento, orçamentadas no valor de 22 milhões de euros.

Na ocasião, a proposta para o lançamento do concurso de construção foi aprovada com os votos favoráveis do presidente e vereadores eleitos pelo PS (6), voto favorável do vereador independente Carlos Parreiras (1), voto favorável dos vereadores do PSD (2) e voto contra do vereador da CDU (1).

Sintra Notícias com Lusa