Hospital Amadora-Sintra inaugura Unidade de Cuidados Intensivos

Já está em funcionamento a nova Unidade de Cuidados Intensivos de Nível II (UCI II) do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), também conhecido por Amadora-Sintra.

Nova Unidade de Cuidados Intensivos de Nível II (UCI II) do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), também conhecido por Amadora-Sintra

A nova UCI II vem melhorar de forma muito significativa a capacidade de resposta na área dos cuidados intensivos, tendo uma capacidade de 15 camas. Este aumento significa que o HFF praticamente duplica o rácio de camas de cuidados intensivos por 100.000 habitantes, indicador que aumenta de 2,6 para 5,0.

O investimento total realizado foi de 2,1 milhões de euros, dos quais 875 mil euros em obras e 1,2 milhões em equipamento. A construção da UCI II decorreu em tempo recorde, tendo sido necessários apenas 72 dias para a realização da obra.

“O reforço do Serviço Nacional de Saúde e dos cuidados intensivos são uma prioridade do governo para 2021”, disse na ocasião António Costa, sublinhando que “este investimento era uma necessidade do país, independentemente do COVID, e esperamos em 2021 atingir a média da União Europeia no número de camas de cuidados intensivos”.

O chefe do executivo deixou ainda uma palavra de estimulo e incentivo à equipa do HFF. “Agora que há melhores condições com a inauguração desta Unidade, queria agradecer o trabalho dos profissionais do Hospital Fernando Fonseca”.

“Este trabalho que tem sido realizado é um trabalho contínuo e que tem na sua base os profissionais de saúde”, profissionais esses que são o melhor “garante que cá estaremos em 2021 para continuar a trabalhar para a saúde de todos”, disse por seu turno a ministra da Educação, Marta Temido, destacando também o papel que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem desempenhado no combate à pandemia originada pelo vírus COVID-19.

Já o presidente do Conselho de Administração do HFF, Marco Ferreira, dirigiu uma palavra de reconhecimento aos profissionais da Instituição. “Uma Unidade como esta que hoje aqui inauguramos é de grande importância para a capacidade de resposta do HFF, mas é apenas graças ao trabalho dos nossos profissionais de saúde que estas instalações podem cumprir o seu propósito”, disse o dirigente hospitalar.

Marco Ferreira assinalou ainda que “a realização desta infraestrutura em tão curto espaço de tempo foi possível graças ao empenho do Serviço de Instalações e Equipamentos do HFF, bem como graças ao empenho da SacyrSomague, a empresa a quem foi adjudicada a obra”. Efetivamente, as obras tiveram início a 19 de outubro, tendo sido concluídas num curto espaço de tempo.

A nova UCI II possibilitará a prestação de cuidados médicos a doentes críticos que necessitam de vigilância altamente diferenciada, durante 24 horas por dia, provenientes do Bloco Operatório, Urgência e demais serviços do hospital. Irá responder às necessidades das diversas especialidades médicas e cirúrgicas que fazem parte do perfil assistencial do HFF.

A resposta da medicina intensiva do HFF no contexto da pandemia COVID-19 é reforçada com esta nova Unidade de Cuidados Intensivos, que contou também com a presença de Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra (CMS) e Carla Tavares, presidente da Câmara Municipal da Amadora (CMA).


Sintra Notícias com Hospital Fernando da Fonseca
Fotografia: HFF