‘Pai Natal’ chega com temperaturas baixas

Com o Natal à porta, não se esqueça dos agasalhos e de preparar a lareira. É que as noites de 25 e 26 de dezembro podem registar-se as temperaturas mais baixas do ano.

Aproveite o Natal e envie uma mensagem aos amigos | Imagem: Luis Cardoso / "Cardosálio" no facebook

As previsões apontam para uma descida dos termómetros e nas noites de 25 e 26 de dezembro podem mesmo registar as temperaturas mais baixas do ano, de acordo com a SIC Notícias.

A previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, para esta quinta-feira, dia 24 de dezembro, períodos de céu muito nublado, em especial por nuvens altas a partir da manhã. Há ainda a possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou aguaceiros fracos na região Sul até ao início da manhã.

No interior Norte e Centro há previsão de formação de gelo ou geada em alguns locais.

Na quinta-feira, as temperaturas mínimas mais altas deverão registar-se no Sul, nomeadamente em Faro (10ºC), Sagres e Sines (8ºC). No restante país, as mínimas não deverão ultrapassar os 5/6ºC.

Quanto às temperaturas máximas, Faro deverá chegar aos 17ºC. Nas regiões do litoral vão oscilar entre os 12º e os 14º e o frio no interior vai estar entre os 5º na Guarda, os 9º em Viseu e os 10º em Portalegre e Vila Real.

No dia de Natal, 25 de dezembro, conte com céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado por nuvens altas no Baixo Alentejo e Algarve. O vento será fraco a moderado. Para além da formação de geada em alguns locais do interior Norte e Centro, prevê-se uma pequena descida da temperatura mínima.

Assim, nas noites de 25 e 26 de dezembro podem registar as temperaturas mais baixas do ano. Na Serra da Estrela, as mínimas podem descer aos 10º negativos, e o interior Norte e Centro pode passar estas madrugadas com os termómetros abaixo de zero graus. Em Lisboa, a mínima pode chegar aos 4º, no Porto aos 3º e em Faro aos 6º.

Nas ilhas, o Natal será com chuva e vento forte. Nos Açores, as temperaturas podem descer até aos 9º e na Madeira aos 13º.

Imagem | Luís Cardoso / “Cardosálio” no facebook