Comissão Europeia dá “luz verde” à vacina da Pfizer contra a Covid-19

Vários dos 27 Estados-membros, incluindo Portugal, a Alemanha, Itália e Áustria, planeiam arrancar com a primeira fase de vacinação no domingo, 27 de dezembro.

A Comissão Europeia aprovou esta segunda-feira a distribuição da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela norte-americana Pfizer e a parceira alemã BioNTech, o passo final que permite aos Estados-membros da UE dar início às campanhas de inoculação dos cidadãos.

A “luz verde” do executivo comunitário surge horas depois de a Agência Europeia do Medicamento ter autorizado a vacina da Pfizer para uso no território europeu.

Vários dos 27 Estados-membros, incluindo Portugal, a Alemanha, Itália e Áustria, planeiam arrancar com a primeira fase de vacinação já no domingo, 27 de dezembro, logo a seguir ao Natal.

“Tal como tínhamos prometido, esta vacina vai ser igual para todos e começa a ser administrada, ao mesmo tempo, em todos os estados-membros entre os dias 27 e 29 deste mês”, garantiu esta segunda-feira a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Os Estados Unidos da América e o Reino Unido começaram a vacinar profissionais de saúde e grupos de risco há uma semana.

Em Portugal, entre janeiro e fevereiro as doses de vacinas disponíveis só chegarão para inocular os profissionais de saúde e idosos e funcionários de lares. Só para fevereiro é que está prevista a vacinação em centros de saúde.