SMAS de Sintra

Está a ser executada a instalação de condutas e válvulas redutora de pressão em Morelena, numa intervenção que vai beneficiar cerca de 7.500 pessoas. A empreitada abrange a instalação de conduta distribuidora, desde a Rua David Carrasqueira (Morelena) até à Avenida dos Lapiás (Pero Pinheiro), para abastecimento à Estação Elevatória da Pedra Furada, de forma a assegurar os caudais de elevação para Anços e Negrais.

As obras compreendem ainda a execução de troço da conduta na Rua da Fonte, com início na Estrada do Urmal e final na Avenida Marquês de Pombal (Morelena), para assegurar a ligação da conduta distribuidora do futuro reservatório de Morelena à atual conduta adutora ao Reservatório de Montelavar. Será executada ainda uma caixa com válvula redutora de pressão em local próximo do futuro reservatório, simulando o seu funcionamento.

O futuro reservatório de Morelena vai servir as localidades de Rebanque, Outeiro, Cruz da Moça, Murganhal, Morelena, Pero Pinheiro, Montelavar, Maceira, Pedra Furada e, indiretamente, Anços, Negrais e Alfouvar, passando todo o sistema a dispor de uma única origem em vez do atual abastecimento que provém de vários reservatórios.

Obras para a reabilitação da Estação Elevatória da Venda Seca, em Belas

Em curso está ainda a reabilitação da Estação Elevatória da Venda Seca, em Belas, num investimento de 151.050 euros. A intervenção visa aumentar a capacidade do sistema em alta, adequando-o às necessidades previstas para a expansão da rede de distribuição da área de influência do Reservatório da Carregueira, beneficiando um universo populacional de 6.464 pessoas.

As obras incluem remodelação de tubagens, revestimento e pinturas interiores e exteriores do edifício, impermeabilização de cobertura, alteração do quadro elétrico existente e medidor de caudal de tipo eletromagnético, arranjos exteriores e requalificação de pavimentos.

Ainda na área do abastecimento de água, os SMAS de Sintra concluíram a intervenção de prolongamento da rede em Dona Maria, num investimento de 150 mil euros, que resultou da necessidade de garantir o abastecimento à zona alta do Bairro do Casal do Brejo. A respetiva rede foi ampliada desde a Rua Saibreiro até à entrada da AUGI (Área Urbana de Génese Ilegal) e vai beneficiar cerca de 1.580 habitantes.