Devido à situação pandémica, o evento terá um limite de participantes presenciais, sendo transmitido em streaming através do canal de Youtube da autarquia, para que seja possível uma maior participação e inclusão dos agentes educativos do concelho.

Esta iniciativa insere-se nos Planos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar – Sintra ES+, criados pela Câmara de Sintra, que prevê a organização de fóruns educativos para partilha de boas práticas nacionais e o debate sobre questões pertinentes para o sucesso educativo no concelho de Sintra.

Ao longo da tarde serão realizados dois debates sobre “Os desafios, de hoje, de uma escola para todos”, moderado por Adelino Calado, do “Sintra És+” e “Os alunos – o centro da escola”, moderado por Joana Oliveira, do Agrupamento de Escolas D. Carlos I.

“Num contexto especialmente desafiante para toda a comunidade educativa, decorrente do contexto pandémico ao longo deste ano, será analisado o seu impacto na aprendizagem essencial dos alunos, definidas no perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória, e o acentuar das diferenças entre os alunos inseridos em contextos mais vulneráveis, que aumentaram nestes últimos meses”, adianta a autarquia.

Recorde-se, a autarquia de Sintra tem vindo a criar “um novo paradigma de intervenção educativa municipal, pela redefinição de prioridades, de mecanismos e de metodologias de dinamização e de intervenção que são exigidos aos serviços e às unidades educativas”

A promoção do sucesso educativo e o combate ao insucesso escolar têm sido traçados como objetivos primordiais nos programas europeus e nacionais de desenvolvimento territorial representando um caminho de desafios, em particular nas estruturas e entidades locais, na convergência de medidas indutivas de boas práticas e na promoção do sucesso escolar.