Utentes da Linha de Sintra reclamam mais comboios

A comissão de Utentes da Linha de Sintra, enviou uma carta aberta dirigida ao ministro das Infraestruturas, a reivindicar a necessidade de aumentar a oferta é prévia à pandemia.

Na missiva endereçada ao ministro Pedro Nuno Santos, os Utentes falam da necessidade de aumentar a oferta nos transportes ferroviários de Lisboa, desde o alargamento do passe social intermodal e redução tarifária, medidas que levaram a uma maior utilização dos transportes públicos na área metropolitana.

Com a pandemia, e a necessidade de reduzir a lotação de todos os meios de transporte, o que era uma necessidade tornou-se um imperativo.

A estrutura afirma que, desde a reunião tida no início do ano com a tutela, estão identificadas as medidas que podem e “têm que ser adoptadas” para se aumentar a oferta na CP Lisboa. A par da “recuperação dos oito comboios que estavam há anos a ser canibalizados”, os utentes admitem que “não há alternativa” à compra e entrada em funcionamento de novo material circulante. 

Desde logo, afirmam, porque “é necessário substituir toda a frota de Cascais com a modernização da infra-estrutura”. Depois, “porque é necessário alargar ainda mais a oferta na CP Lisboa”, e isso, sustentam, “só é possível com novo material circulante”. 

A Comissão vê com bons olhos o anúncio, por parte do Governo, da compra de material circulante para o serviço urbano, mas alerta que, por enquanto, não passa disso mesmo, uma vez que até ao momento não foi lançado qualquer concurso nem adquirido nenhum comboio. 

«É lamentável o arrastamento destes processos durante anos», critica, sublinhando que «todos os concursos e processos de aquisição de material circulante, lançados nos últimos 20 anos, acabaram por ser cancelados», e que, desde a anterior legislatura, o Governo do PS não comprou «um único» comboio.

A Comissão de Utentes reivindica ainda o investimento numa nova ligação ferroviária de alta velocidade entre Lisboa e o Porto, a fim de libertar a Linha da Azambuja para o serviço urbano.