“Lisboa Romana | Felicitas Iulia Olisipo é um projeto sobre a presença romana em Lisboa e na Área Metropolitana (AML), que pretende ser uma referência no âmbito da investigação e conhecimento relativo a este período e, ao mesmo tempo, dar a conhecer ao público todo este património.
Lisboa Romana é um projeto sobre a presença romana na AML – Área Metropolitana de Lisboa, que pretende ser uma referência no campo da investigação e conhecimento e promoção sobre o período que retrata.
Felicitas Iulia Olisipo era o nome atribuído pelo povo romano à zona que hoje representa a Área Metropolitana de Lisboa. Neste momento, encontram-se a decorrer várias escavações arqueológicas, que permitem ampliar o conhecimento sobre o funcionamento e a vida na antiga Felicitas Iulia Olisipo
No concelho de Sintra estão identificados 20 monumentos e sítios arqueológicos que constam da Lisboa Romana | Felicitas Iulia Olisipo.
“O nosso concelho é um lugar com uma imensa riqueza arqueológica, testemunho de como a nossa cultura é a fusão de diferentes origens e crenças dos povos e das comunidades. A tolerância para com o outro começa aqui, pela noção de memória coletiva, da prova de que a mistura dos nossos saberes e da nossa história une-nos mais do que nos afasta”, refere Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra.
Este projeto conta com a colaboração da Câmara Municipal de Sintra e envolve 20 outros municípios e outras entidades públicas e privadas, contando com o trabalho de 96 investigadores de 5 universidades.
Deste projeto nasce ainda uma plataforma online e uma aplicação móvel que permitirá aos utilizadores viajar no tempo e aceder a um mapa interativo com os percursos pelas regiões onde se desenvolve o projeto.