Estão a decorrer obras na remodelação das redes de abastecimento de água e construção das redes de drenagem de águas residuais domésticas nas localidades de Silva, Faião, Cabrela e Casais de Cabrela, na União de Freguesias de São João das Lampas e Terrugem, no concelho de Sintra.

A intervenção, dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Sintra conta com um investimento de 1,6 milhões e vai beneficiar cerca de 610 habitantes.

A intervenção em Silva, Faião, Cabrela e Casais de Cabrela insere-se num plano de investimentos dos SMAS de Sintra, que ascende a 22 milhões e 246 mil euros no território da União de Freguesias de São João das Lampas e Terrugem. 

Segundo Basílio Horta, este é “o maior investimento dos SMAS é nesta freguesia, porque é aqui que é mais necessário, sendo um território muito vasto [87 km2], refere o presidente da Câmara de Sintra e do Conselho de Administração dos SMAS, explicando que “esta intervenção insere-se na continuidade da estratégia da autarquia de investimento na melhoria dos sistemas de abastecimento de água e drenagem de águas residuais no concelho”.

Obras no terreno

Esta empreitada, visa solucionar os atuais problemas da rede de abastecimento de água e assegurar as necessidades futuras.

“A rede de distribuição de água, numa extensão aproximada de cerca de 4 km, será construída em Polietileno de Alta Densidade (PEAD), assegurando, além do abastecimento de água às populações, o serviço de combate a incêndios, através da instalação de marcos de incêndio nos principais cruzamentos e bifurcações, com uma distância máxima de 200 metros”, explicam os SMAS de Sintra, em nota enviada ao SINTRA NOTÍCIAS.

Com uma rede de coletores com cerca de 4,5 quilómetros, as águas residuais terão como destino final a futura ETAR de Cabrela. Os trabalhos contemplam a reposição dos pavimentos em todos os arruamentos abrangidos pela empreitada.

Recorde-se, o início das obras esteve previsto para o final de 2019, mas a empreitada foi suspensa por se desenvolver numa área de elevada sensibilidade arqueológica, o que obriga a um acompanhamento arqueológico e às necessárias autorizações por parte da Direção Geral do Património Cultural.

Esta empreitada insere-se num projeto mais vasto que incluiu a construção das redes em Godigana e Carne Assada, um investimento de um milhão e 728 mil euros. Uma intervenção que beneficiou cerca de 450 habitantes.

A rede de drenagem é constituída por duas bacias, incluindo a rede de coletores, uma estação elevatória de águas residuais em Casais de Cabrela e a construção das estações de tratamento de águas residuais (ETAR) de Godigana e da Cabrela. A ETAR de Godigana está concluída e representou um investimento de 394 mil euros euros.