PS acusa PSD de “insinuação, mentira e deturpação” em Sintra

O Partido Socialista de Sintra acusou o PSD de fazer uma política de “insinuação, mentira e deturpação”, devido aos prejuízos nas contas dos SMAS de Sintra.

Os dois vereadores do PSD emitiram um comunicado devido ao resultado negativo de 3,545 milhões de euros dos SMAS de Sintra, no primeiro semestre de 2020, considerando que esse resultado “revela ausência de estratégia para a gestão de um serviço vital para as comunidades sintrenses”.

O PS Sintra considera que, “foram manifestamente exageradas as expetativas de que à saída de dois vereadores do grupo do PSD na Câmara Municipal de Sintra viesse a corresponder uma maior seriedade, rigor e verdade na forma de fazer política por parte dos dois vereadores que restaram”.

Os socialistas de Sintra afirmam que, “acreditámos que ao ficar com o seu grupo de vereadores reduzido a metade, Marco Almeida e o PSD percebessem que há pessoas para quem a política não é o vale tudo e que há pessoas que não aceitam ficar conotadas com determinadas atitudes e formas de estar na vida pública”.

No comunicado é afirmado que, “fomos recentemente surpreendidos por uma intervenção dos vereadores do PSD, Marco Almeida e Andreia Bernardo, em que se questionavam as contas dos SMAS”, mas que “certamente que, habituados a fazer da insinuação, da mentira e da deturpação a forma de fazer intervenção política, se esqueceram os vereadores do PSD que no âmbito da pandemia que vivemos a Câmara Municipal de Sintra reduziu 35% o tarifário dos SMAS para clientes domésticos, 20% para os não domésticos tendo mesmo isentado de pagamento os beneficiários da tarifa social”.

“Votaram a medida e questionam o seu impacto. Paradigmático da forma de ser e estar na vida pública”, lembra o PS Sintra, liderado por Bruno Parreira, presidente da Junta de Freguesia de Rio de Mouro.

Segundo o PS, “esta iniciativa teve um impacto de 4,3 milhões de euros”, defendendo que, “esta decisão do executivo municipal, no sentido de apoiar economicamente as famílias e as empresas sintrenses a fazerem face às dificuldades resultantes da presente crise epidémica do novo coronavírus, foi votada em reunião de câmara e aprovada por unanimidade o que diz bem da hipocrisia e cinismo agora revelados pelos vereadores do PSD”.

O PS lembra que, “votaram a medida e questionam o seu impacto. Paradigmático da forma de ser e estar na vida pública”, acusam os socialistas.

“Os SMAS de Sintra apresentam, todos os anos, resultados líquidos positivos na ordem de um milhão de euros, valor esse que é entregue ao município de Sintra. O mesmo seria expectável este ano se não tivesse existido a redução do tarifário”, sublinha o PS.

O PS recorda que, “é uma situação conjuntural, em virtude da redução do tarifário, e não estrutural. De referir ainda que as contas semestrais não espelham todo o período anual nem podem ser extrapoladas para esta situação. Mas quando tudo isto nos parecia já ultrapassar todos os limites da falta de decência política eis senão quando somos confrontados com propostas dos Senhores Vereadores do PSD que em reunião de câmara e nas intervenções públicas que fazem, afirmam que a redução do tarifário nos meses de março a junho, se deveria ter mantido, ou seja, o Sr. Vereador que questiona as contas dos SMAS por apresentarem um prejuízo de 3 milhões de euros é o mesmo que propôs que a redução tarifária se prolongasse para além dos primeiros três meses”.

“O resultado negativo de 3,545 milhões de euros contra um saldo positivo de 414 mil euros em período homologo de 2019, revela ausência de estratégia para a gestão de um serviço vital para as comunidades sintrenses”, afirmam os vereadores do PSD.

O PS lembra que “vivemos tempos difíceis e complexos. O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, e todo o seu executivo têm revelado desde a primeira hora estar ao lado de cada um dos sintrenses desenvolvendo e implementando medidas que visam atenuar aquilo que vivemos”.

Os socialistas esperavam do PSD, “critica construtiva, oposição séria e credível. O que esperamos do PSD é que definitivamente assuma se se revê na forma de fazer política que fazem os seus vereadores”.

O PS considera que é “em tempos conturbados que vemos quem é capaz de verdadeiramente focar-se naquilo que importa. Os sintrenses sabem que contam com o Partido Socialista e com a Câmara Municipal de Sintra para os defender daquilo que vivemos. Os sintrenses têm e vão continuar a ter provas da seriedade, sensibilidade social e empenho do nosso presidente Basílio Horta e de todo o executivo por si liderado”.

“Onde os senhores vereadores do PSD conseguem ver prejuízos nós vemos sensibilidade social e resposta a uma crise verdadeiramente inédita. Sempre que os senhores vereadores do PSD enlamearem, caluniarem e insinuarem cá estaremos nós para elevar, esclarecer e defender cada uma e cada um dos nossos munícipes”, defende o PS.

PSD denunciou “preocupantes prejuízo de 3,545 milhões de euros” do SMAS de Sintra

Os documentos relativos à atividade no 1º semestre de 2020 dos SMAS foram considerados pelo PSD “profundamente preocupantes”.

“O resultado negativo de 3,545 milhões de euros contra um saldo positivo de 414 mil euros em período homologo de 2019, revela ausência de estratégia para a gestão de um serviço vital para as comunidades sintrenses”, afirmam os vereadores do PSD.

“Que fique claro: o prejuízo dos SMAS de Sintra não se deve ao investimento nas infraestruturas que os sintrenses precisam. E precisam muito, quando o lixo se acumula nas ruas, quando há zonas que não têm saneamento básico ou quando o fornecimento de água não chega a todo o concelho. Em algumas zonas, o concelho de Sintra ainda é do Terceiro Mundo!”, defendem os dois vereadores sociais-democratas.

Segundo o PSD, “não há nenhuma justificação para que a Câmara Municipal de Sintra, por via dos SMAS, continue a cobrar taxas relativas ao saneamento a munícipes que não são por ele servidos, uma vez que não têm ligação aos coletores públicos. Pagar aos SMAS a prestação de um serviço do qual não usufruem é imoral e devia ser ilegal”, defendem os vereadores do PSD em comunicado.