EM DIRETO: Conferência de imprensa da DGS
Marta Temido, ministra da Saúde
Graça Freitas, diretora Geral da Saúde
Luís Pisco, presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo

A taxa de letalidade global por Covid-19 em Portugal é de 2,5%, – Marta Temido

Nos últimos dias, a taxa de incidência é de 115,4 novos casos por 100 mil habitantes. Quanto ao RT, é superior a 1, o que preocupa as autoridades, – Marta Temido

“Se abrirmos muitas camas para Covid teremos menos capacidade para cirurgias e atividade programada”, – Luís Pisco

“Passámos de uma média de 2.500 testes por dia em março para 19.600 testes por dia no mês de outubro”, – Marta Temido


Situação atual:

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 1394 de infecção por covid-19, naquele é o segundo pior dia de sempre neste indicador, depois dos 1278 novos casos registados na quarta-feira.

O boletim epidemiológico divulgado pela Direcção-Geral da Saúde (DGS) esta sexta-feira, confirma 12 mortes provocadas pelo vírus no último dia. O número de pessoas internadas também subiu, sendo agora 811 pacientes, mais dez do que na quinta-feira. Igual subida foi registada no número de pessoas nas unidades de cuidados intensivos, que contam agora com 125 pacientes. 

Registaram-se ainda mais 647 recuperados, elevando para 52.164 o número de pessoas que recuperaram da infecção. 

A Região Norte concentra o maior número de novos casos registados esta sexta-feira (689). Segue-se a Região de Lisboa e Vale do Tejo, com 559, a Região Centro, com 96 novos casos, o algarve, com mais 31, e o Alentejo com mais 11. A Região Autónoma da Madeira tem mais cinco casos confirmados e os Açores mais três.

Oito dos doze óbitos registados nas últimas 24 horas concentram-se na Região de Lisboa e Vale do Tejo. Segue-se a Região do Norte com três óbitos e a região Centro com mais um.

[em atualização]