Freguesia de Agualva e Mira Sintra presta homenagem a Álvaro Silva

Álvaro Silva, reconhecida figura da freguesia de Agualva e Mira Sintra, dedicou grande parte da sua vida a trabalhar em prol da comunidade, vai ser homenageado a título póstumo, este sábado, com o descerramento de uma placa.

A Junta de Freguesia de Agualva e Mira Sintra, no concelho de Sintra vai descerrar uma placa toponímica, em memória de Álvaro Silva, figura reconhecida e estimada na freguesia, onde dedicou grande parte da sua vida e trabalhar em prol da comunidade.

A freguesia, “considera importante homenagear as personalidades que, por diversos motivos e em diversas áreas, deixaram a sua marca na comunidade e que são, ainda que postumamente, recordadas pelas suas ações em vida”, pode ler-se em nota enviada à imprensa.

A homenagem terá lugar este sábado, dia 10 de outubro, pelas 11h00, onde será descerrada uma placa toponímica “Rotunda Álvaro Silva” na rotunda que se encontra na convergência da Rua António Nunes Sequeira, da Rua Afonso de Albuquerque e da Avenida Cidade de Londres (junto à Escola Secundária Ferreira Dias).

A União da Freguesia de Agualva e Mira-Sintra, chama atenção para a situação pandémica que o país atravessa, apelando a quem queira marcar presença no descerramento, “que respeite as medidas de segurança e higiene, usando máscara e mantendo o distanciamento social”.

“Na vida quero estar sempre ao serviço das pessoas”
— Álvaro Silva

Álvaro Silva

Antigo professor e agente da administração pública aposentado, Álvaro Silva, fui um cidadão ativo na cidade de Agualva-Cacém, fez voluntariado e disponível para dar a sua colaboração e ajuda pela comunidade.

Foi presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola António Sérgio; presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária de Ferreira Dias e Conselheiro do Conselho Geral da mesma Escola; Membro da Comissão de Acompanhamento à Loja Solidária no âmbito da Rede Social e elemento do Núcleo Executivo da Comissão Social de Agualva;

Foi ainda Conselheiro do Conselho Municipal de Educação e do Conselho Municipal de Segurança; Desempenhou funções na Comissão Alargada de Proteção de Menores de Sintra Oriental e Ocidental, entre outras funções e desafios.

Álvaro Silva faleceu a 13 de junho de 2017.

Descerramento da placa toponímica “ROTUNDA ÁLVARO SILVA”,
junto à Escola Secundária, Ferreira Dias

Posted by Cátia Silva on Saturday, 10 October 2020

“Paizão, mais uma conquista importante na eternização do teu nome. O teu altruísmo nunca será esquecido!”, escreve na página de Facebook, Cátia Silva, filha de Álvaro Silva, partilhando um vídeo de agradecimento “a todos os que contribuíram para que esta homenagem fosse possível, inclusivamente à Freguesia de Agualva e Mira Sintra“, representada pelo seu presidente, Carlos Casimiro.

Fotografias: Álvaro Silva / facebook