Cinco mortos e 21 pessoas infetadas num lar na Pernigem em Sintra

Um surto de covid-19 detetado no lar Clube Fénix One, no concelho de Sintra, já provocou a morte de cinco utentes, estando ainda 21 pessoas infetadas, disse hoje à imprensa, fonte da Câmara Municipal.

Eduardo Quinta Nova, vereador na Câmara Municipal de Sintra | Foto: CMS

Em causa estão 15 utentes e seis funcionários do lar Clube Fénix One, localizado na Pernigem, perto da Terrugem, na União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem, no concelho de Sintra.

O surto foi reportado no dia 3 de setembro e desde essa altura, a situação foi acompanhada pelas autoridades, tendo sido realizados testes e a desinfeção das instalações, referiu o vereador com o pelouro da Saúde da Câmara Municipal de Sintra, Eduardo Quinta Nova.

“Ao dia de hoje temos 15 utentes positivos, dos quais três estão em internamento hospitalar, e ainda temos seis trabalhadores. Foram já feitos os primeiros testes e cura, por isto ainda se mantiveram estes positivos. Irão fazer os segundos testes de cura na sexta-feira, no sentido se saber se já há mais utentes e trabalhadores curados”, disse o vereador da Saúde.

Eduardo Quinta Nova referiu ainda que o lar está a ser alvo durante o dia de hoje de uma ação de desinfeção e que as visitas à instituição se encontram suspensas.

Recorde-se, o lar Clube Fénix One acolhe cerca de 40 utentes.

Sintra Notícias com Lusa
Fotografia: arquivo