Atlântica passa a ser reconhecida como Instituto Universitário

A Atlântica – Escola Universitária de Ciências Empresariais, Saúde, Tecnologias e Engenharia passa agora a denominar-se Atlântica – Instituto Universitário.

Atlântica – Instituto Universitário

A decisão é fruto de um parecer da Direção-Geral do Ensino Superior, recentemente publicado em Diário da República, que decreta a “alteração do reconhecimento de interesse público” da instituição localizada na zona da Antiga Fábrica da Pólvora de Barcarena, no concelho de Oeiras, que passa assim “a ter natureza de instituto universitário”.

Segundo o Decreto-Lei n.º 65/2020, esta deliberação da tutela “produz efeitos a partir da data de início do ano letivo de 2020-2021”.

“Esta decisão, e respetivo reconhecimento, constitui um marco importante na história da instituição, e surge na sequência da sua reestruturação, ocorrida entre 2015 e 2017, com a criação dos novos cursos de Licenciatura e Mestrado em Engenharia e consequente entrada em funcionamento dos doutoramentos em Engenharia, que têm como principal objetivo o desenvolvimento da investigação aplicada em contacto direto com a indústria nacional e europeia”, refere Natália Espírito Santo, diretora-geral da Atlântica, em nota enviada ao SINTRA NOTÍCIAS.

Natália Espírito Santo, diretora-geral da Atlântica

Segundo a responsável, “trata-se de uma decisão que nos deixa evidentemente satisfeitos e que há muito aguardávamos. Há já dois anos que vimos aprovados, por parte da Direção-Geral do Ensino Superior, dois doutoramentos que, na prática, não tivemos a possibilidade de disponibilizar aos nossos alunos por não termos a natureza de instituto ou universidade”, explica Natália Espírito Santo, diretora-geral da Atlântica.

Assim, a instituição adotou já a nova designação em todas as suas plataformas de comunicação, e colocou publicamente disponível dois doutoramentos: Doutoramento em Engenharia de Materiais Estruturais e Doutoramento em Integridade Estrutural de Aeronaves.

Recorde-se que em 2017, devido ao facto de não ter o número de doutoramentos exigido pelo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior, a Atlântica viu-lhe ser retirada, por decisão do Ministério da tutela, a designação de Instituto Universitário tendo passado a designar-se de Escola Universitária.