Morreu Jorge Salavisa, ex-director da Companhia Nacional de Bailado

ÓBITO | Bailarino, professor e ex-director artístico do Ballet Gulbenkian e da Companhia Nacional de Bailado, Jorge Salavisa, tinha 81 anos.

Bailarino, professor e ex-director artístico do Ballet Gulbenkian e da Companhia Nacional de Bailado, Jorge Salavisa, tinha 81 anos | Foto: José Frade / São Luís

Jorge Salavisa, foi diretor da Companhia Nacional de Bailado (CNB) e presidente da Opart – Organismo de Produção Artística que gere o Teatro Nacional São Carlos e a Companhia Nacional de Bailado, destaca o jornal Público.

O ex-diretor da Companhia Nacional de Bailado, é considerado uma das figuras de referência da dança em Portugal.

Jorge Salavisa

Jorge Salavisa (Lisboa, 1939) Bailarino, coreógrafo, director. É, consensualmente, o nome mais importante da dança em Portugal. Trabalhou com os grandes nomes do bailado mundial, de Nureyev a Margot Fonteyn.

Fez a sua carreira fora de Portugal, tendo regressado em 1977, quando dirigiu o Ballet Gulbenkian e a Companhia Nacional de Bailado. Foi ainda director do São Luiz, em Lisboa, onde procedeu a uma importante modernização e o colocou no centro do panorama artístico nacional e no roteiro internacional.


Fotografia: José Frade / São Luís

[em atualização]