Centro de Saúde de Belas aguarda “luz verde” para avançar

Depois de Queluz, Agualva, Algueirão-Mem Martins, Sintra e Almargem do Bispo, a construção do Centro de Saúde de Belas nas antigas instalações da Escola Primária, deverá ser o sexto centro de saúde no concelho a avançar durante o atual mandato autárquico.

Centro de Saúde de Belas vai funcionar nas antigas instalações da Escola Primária | Foto: arquivo

O novo Centro de Saúde de Belas, vai funcionar nas antigas instalações da Escola Primária, edifício que se encontra encerrado e que será sujeito a obras de remodelação e adaptação à nova realidade.

O processo negocial que está a decorrer, numa estreita colaboração entre a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e a Câmara Municipal de Sintra, “está a ser finalizado para ser lançado o concurso da empreitada”, disse fonte camarária ao SINTRA NOTÍCIAS.

Na última ‘presidência aberta’ à freguesia, Basílio Horta acompanhado por técnicos da autarquia e autarcas, visitou o local e reafirmou que “o novo Centro de Saúde em Belas, é uma prioridade”, da autarquia na “construção de um novo centro de saúde para a população de Belas”.

Depois de Queluz, Agualva, Algueirão-Mem Martins, Sintra e Almargem do Bispo, este deverá ser o sexto centro de saúde no concelho a avançar durante o atual mandato autárquico, numa altura em que já foi lançado o concurso internacional para a construção de um Hospital na Cavaleira, na Freguesia de Algueirão-Mem Martins.

Em declarações ao Jornal Correio de Sintra, Paula Alves, presidente da União das Freguesias de Queluz e Belas, destaca a preocupação da Câmara de Sintra “que desde o primeiro momento se mostrou sensível e se empenhou na concretização das necessidades básicas da população, em Queluz e Belas, que careciam destes equipamentos”.

A autarca dá conta de “bastantes carências”, na União das Freguesias quando iniciou o mandado, nos centros de Saúde de Queluz e de Belas, “a funcionar praticamente há 40 anos em condições precárias e degradantes” na prestação e cuidados de saúde à população.

Para a presidente da Junta de freguesia, “foi um passo de gigante a entrada em funcionamento do novo Centro de Saúde de Queluz”. Quanto ao futuro Centro de Saúde de Belas, a autarca acredita que “em breve teremos boas notícias”.