A obra inédita de António Canteiro, venceu o Prémio Ferreira de Castro de Ficção Narrativa de 2020

Este ano, Prémio Ferreira de Castro de Ficção Narrativa de 2020, atribuído pela Câmara Municipal de Sintra, foi para o escritor António Canteiro, com a obra inédita “Noturno”, considerada uma proposta consistente e original.

O júri destacou o vocabulário poético, o rigor e a estrutura criativa desta obra. Segundo o júri, a obra apresenta uma “escrita de qualidade, hábil combinatória ficcional das componentes biográfica, memorialística e ensaística inter-artes”, com “páginas verdadeiramente geniais”.

O autor de “Noturno” trabalha na área da reinserção social, tendo publicados três romances e dois livros de poesia.

Recorde-se, António Canteiro, pseudónimo de João Carlos Costa da Cruz, tem recebido vários prémios, entre os quais o Prémio Literário Maria Amália Vaz de Carvalho, o Prémio Bento da Cruz ou o Prémio Manuel Maria Barbosa du Bocage.

António Canteiro

António Canteiro é pseudónimo de João Carlos Costa da Cruz. Nasceu em 11 de outubro de 1964 na freguesia de S. Caetano, concelho de Cantanhede. Licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior Miguel Torga, exerce atualmente a profissão de Técnico Superior de Reinserção Social junto dos reclusos do Estabelecimento Prisional Regional de Aveiro.

Colaborou com vários jornais e editou na revista “Em Comunicação”, do Instituto de Reinserção Social, um trabalho sobre etnia cigana.

Autor premiado, recebeu já menções honrosas em prémios literários nacionais, designadamente com o romance Parede de Adobo e a sua poesia. O romance Ao Redor dos Muros, publicado pela Gradiva, foi o grande vencedor do Prémio Alves Redol 2009 patrocinado pelo Município de Vila Franca de Xira.