Tuk Tuk’s organizam bloqueio à vila de Sintra

Vários tuk tuk’s estão a organizar um bloqueio à vila de Sintra impedido a circulação de viaturas nas vias rodoviárias da vila histórica.

Os apelos para o protesto estão a circular nas redes sociais e já tem hora marcada. Às 14h30 vários condutores de tuk tuk’s vão tentar impedir a circulação nas estradas da vila histórica. Desde o início da manhã que as autoridades têm vindo a intervir para evitar abrandamentos e paralisações de várias viaturas de animação turística.

Organização do protesto esta quinta-feira

O último protesto, mas com enquadramento legal e policial, ocorreu a 19 de agosto com a participação da vereadora do PSD Andreia Bernardo.

O risco de incêndio elevado e muito elevado na Serra de Sintra tem levado à interdição deste tipo de veículos no interior do perímetro florestal. Vários profissionais do setor não aceitam esta situação, no entanto a Câmara Municipal de Sintra não tem demonstrado abertura para alterar a sua decisão, argumentando que a defesa das pessoas e da Serra de Sintra é um valor que não pode ser colocado em causa.

Dentro do executivo camarário a decisão é consensual entre todas as forças políticas, com excepção do PSD. O vereador Marco Almeida assumiu a defesa dos tuk tuk’s, tento já afirmado as dúvidas no condicionamento para a proteção da Serra de Sintra contra o risco de incêndio.