A autarquia de Sintra aprovou em reunião de executivo, a abertura de concurso público para empreitada de execução do Parque Linear da Ribeira das Jardas, com ligação pedonal e ciclável, e representa um investimento no valor de 1 milhão e 670 mil euros.

A empreitada vai fazer a ligação pedonal e ciclável entre a cidade de Agualva-Cacém e Fitares/Rinchoa (Parque Desportivo e Recreativo de Fitares). Este percurso desenvolve-se em espaço urbano consolidado e ao longo da Ribeira das Jardas, um corredor naturalizado.

“A requalificação do espaço urbano e do espaço rural que acompanha a Ribeira das Jardas é a adequação dos espaços públicos às novas exigências de fruição do espaço coletivo de recreio e de lazer”, disse na ocasião Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra.

Ligação pedonal e ciclável entre a cidade de Agualva-Cacém e Fitares/Rinchoa na Freguesia de Rio de Mouro

O troço da ciclovia que liga a zona naturalizada, junto à Ribeira das Jardas e a Rua do Seminário tem uma extensão aproximada de 1275 metros, seguindo-se o troço que faz a ligação da Avenida dos Missionários à Área de Lazer Abel dos Santos tem uma extensão aproximada de 49 metros. Na Avenida dos Missionários está proposto a via partilhada numa extensão de 135 metros. No total a extensão da ciclovia terá uma extensão de 1460 metros.

Este projeto de ligação pedonal e ciclável ao longo da Ribeira das Jardas, abrange a união de freguesias de Cacém e São Marcos, união de freguesias de Agualva e Mira Sintra e a freguesia de Rio de Mouro.