Casal do Cotão vai ter parque de estacionamento

O novo espaço vai aumentar a oferta de estacionamento na Urbanização de Casal do Cotão, em mais 170 lugares para veículos ligeiros e 25 lugares para motociclos.

Construção de parque de estacionamento em São Marcos

A autarquia de Sintra já deu “luz verde”, para abertura do concurso público para a Empreitada de Execução do Parque de Estacionamento do Casal do Cotão, na Rua dos Moleiros, à entrada do Bairro da Bela Vista, na União das Freguesias do Cacém e São Marcos, no concelho de Sintra.

“A falta de lugares de estacionamento em São Marcos e Casal do Cotão, tem sido uma preocupação”, admite Paulo Adrego, presidente da União das Freguesias, em declarações ao Sintra Notícias e ao Jornal Correio de Sintra, acrescentando que no decorrer da última “Presidência Aberta”, do presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta à freguesia, “tive a oportunidade de falar sobre o assunto ao presidente, Basílio Horta, que se mostrou de imediato interessado, deslocando-se ao local”.

“As zonas habitacionais de São Marcos e Casal do Cotão, surgiram sem que o espaço público tivesse sido redimensionado e a pensar no futuro. Tantos anos depois os agregados familiares cresceram. E o que acontece é que as pessoas têm que deixar o carro longe das suas habitações, muitas vezes mal estacionado, dificultando a circulação de outros veículos, como por exemplo, os da recolha do lixo ou mesmo a passagem dos bombeiros”, chama a atenção o autarca.

Paulo Adrego, presidente da União das Freguesias do Cacém e São Marcos

“O estacionamento é um dos grandes problemas em certos locais da freguesia, devido à densidade populacional existente” — Paulo Adrego

“O estacionamento é um dos nossos grandes problemas em certos locais da freguesia, devido à densidade populacional existente”, admite o autarca, anunciando que “em conjunto com a Câmara de Sintra, estamos a trabalhar no sentido de encontrar soluções”, que passam por “São Marcos. Os serviços estão a repensar os espaços suscetíveis de ser requalificados, para criar mais lugares de estacionamento. À noite é um caos estacionar”.

“No Cacém também há problemas, nomeadamente com a falta de estacionamento, mas é muito pontual e residual”, refere o autarca.

Parque de Estacionamento no Casal do Cotão
com capacidade para 160 lugares

A empreitada, para a construção do parque de estacionamento, representa um investimento para a autarquia de Sintra, de 330 mil euros e terá um prazo de execução e concretização de obras de oito meses.

O novo espaço vai aumentar a oferta de estacionamento na Urbanização de Casal do Cotão, em mais 170 lugares para veículos ligeiros e 25 lugares para motociclos.

A criação do Parque de Estacionamento em Casal do Cotão, “é uma mais valia” e insere-se no âmbito do programa para a mobilidade da freguesia, que “visa a criação de novos espaços de estacionamento em zonas em que mais falta faz”, refere o presidente Paulo Adrego, considerando que o novo equipamento “irá contribuir de forma a minimizar aos moradores do Casal do Cotão o problema do estacionamento”.