Queda de cabos eletricos entre dois postes, provocou uma avaria na ligação entre a subestação da Godigana ao posto de transformação da Quinta da Ribafria

Um cabo elétrico da EDP, cortado por terceiros, provocou a queda de condutores entre dois postes da linha aérea da EDP Distribuição, junto ao Parque Natural de Sintra-Cascais, provocando uma avaria na ligação entre a subestação da Godigana ao posto de transformação da Quinta da Ribafria, sentida nos últimos dias.

A Unidade Operativa Sintra da Área Manutenção Loures “identificou necessidades de execução de uma limpeza na Faixa de Proteção da linha e, ainda, de correção de uma distância antirregulamentar da linha ao solo, entre os referidos apoios”, disse ao SINTRA NOTÍCIAS, a EDP Distribuição.

Com carácter de urgência, “procedeu-se ao corte de árvores que se encontravam na área da Faixa de Proteção associada a esta linha, sendo inclusivamente promovidas operações tendentes a garantir que a vegetação não venha, no futuro, a interferir com os respetivos condutores”, explica a empresa.

Após análise da situação no terreno e realização do imprescindível projeto, foi decidida a “colocação de um apoio de 18 metros no vão entre os citados postes. Este apoio permitiu não só eliminar as distâncias antirregulamentares ao solo, mas também as uniões nos condutores que tinham sido efetuadas aquando da avaria”.

A intervenção, que se prolongou por três dias, “foi fundamental a pronta autorização do proprietário do terreno, a obtenção do acordo da Câmara de Sintra para o corte de fornecimento de energia e a estreita colaboração com a Visabeira, parceiro de negócios da EDP Distribuição”, explica a empresa.