Governo declara situação de alerta em Portugal continental

Dez distritos estão em estado de alerta especial de nível vermelho - Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Porto e Aveiro. Recorde-se, o trânsito está interdito em algumas vias municipais, que integram o perímetro da Serra de Sintra.

Foto | Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém

Portugal Continental está em situação de alerta até às 23h59 horas desta sábado, dia 18 de julho, devido ao agravamento do risco de incêndio rural.

Em comunicado o Ministério da Administração Interna, explica que “face às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio rural, os Ministros da Administração Interna e do Ambiente e Ação Climática assinaram esta quinta-feira o Despacho que determina a Declaração da Situação de Alerta em todo o território do Continente”, pode ler-se na nota.

Dez distritos estão em estado de alerta especial de nível vermelho – Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Porto e Aveiro. Nos restantes oito distritos – Beja, Évora, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Portalegre e Setúbal – foi ativado o estado de alerta laranja.

Recorde-se, o trânsito está interdito em algumas vias municipais, que integram o perímetro da Serra de Sintra, até às 23h59 desta sexta-feira, 17 de julho. A interdição resulta das atuais condições climáticas, nomeadamente o aumento da temperatura máxima.

Este estado de alerta implica “a elevação do grau de prontidão e resposta operacional por parte da GNR e da PSP”, bem como o “aumento do grau de prontidão e mobilização de equipas de emergência médica, saúde pública e apoio psicossocial”, afirmam as autoridades. Também as equipas de Sapadores Florestais estão em “mobilização em permanência”, assim como o Corpo Nacional de Agentes Florestais e os Vigilantes da Natureza. 

Risco máximo de incêndio

Cerca de 150 concelhos de 14 distritos de Portugal continental apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também em risco muito elevado e elevado de incêndio quase todos os concelhos de todos os distritos (18) de Portugal continental.

Segundo o IPMA, pelo menos até segunda-feira vai manter-se o risco de incêndio máximo e muito elevado em muitos concelhos do continente, por causa do tempo quente.


Fotografia: Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém