Calor intenso com previsão de 40 graus

IPMA colocou sob aviso amarelo todos os distritos com exceção de Faro, Porto, Aveiro e Viana do Castelo devido ao calor intenso, a partir de segunda-feira.

A partir de segunda-feira as temperaturas vão subir ainda mais, com as previsões meteorológicas a apontar para os 40 graus em Lisboa, 37 graus em Coimbra, 33 no Porto e 32 em Faro.

A previsão de calor tórrido prolonga-se durante a semana. Em Setúbal há a indicação de 41 graus, tal como em Évora. Termómetros sobem até aos 40 graus em Beja e Santarém.

Os riscos levantados pelo calor para a saúde, leva o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a colocar sob aviso amarelo todos os distritos com exceção de Faro, Porto, Aveiro e Viana do Castelo.

O calor intenso a partir de segunda-feira, resulta de um anticiclone localizado a nordeste dos Açores, que se estende em crista até ao Golfo da Biscaia, em conjunto com um vale depressionário desde o norte de África até à Península Ibérica, que origina o transporte de uma massa de ar quente do norte de África, a qual será responsável pela persistência de valores elevados de temperatura ao longo da próxima semana.

Grande Lisboa

Para este domingos as previsões do IPMA aponta para tempo quente com céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade na faixa costeira. Vento fraco a moderado (até 25 km/h) do quadrante oeste. Pequena descida da temperatura máxima.

Quanto ao estado do mar, na Costa Ocidental, conte com ondas de noroeste com 1 a 1,5 metros. Temperatura da água do mar: 16/19ºC. Na Costa Sul: Ondas de sueste com 1 metro. Temperatura da água do mar: 20/22ºC.