“O Urso Bebé”, por Artur Bordalo II em Agualva e Mira Sintra

Agualva e Mira Sintra assumiram a arte urbana trazendo à freguesia e à cidade, "o melhor que se faz em Portugal em graffiti".

Na sequência da última “Presidência Aberta” da Câmara de Sintra à União das Freguesias, foi recentemente colocada na Praceta da Fraternidade Universal “esta fantástica obra do artista Bordalo II, que muito valoriza a Freguesia e a Cidade de Agualva-Cacém”, refere a autarquia em nota enviada ao SINTRA NOTÍCIAS, destacando a “excelência do trabalho”, realizado e criado por Artur Boldalo II.

As obras de Bordalo II de componente escultórica, são realizadas com recurso a lixo e pretendem sensibilizar para as questões relacionadas com a sustentabilidade, tais como a elevada produção de lixo, o consumo excessivo, o desperdício, a poluição e os seus efeitos nocivos para o planeta.

Na génese dos vários trabalhos do artista existe sempre uma preocupação pedagógica e ambiental, uma vez que acredita que a arte e cultura são as bases que podem mudar uma geração inteira.

Recorde-se a União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra, iniciou em 2014 uma intervenção sistemática de valorização dos painéis acústicos que envolvem a linha de comboio, com recurso a writters de reconhecida qualidade, “tornando espaços feios e descaraterizados numa grande galeria de arte urbana da mais elevada qualidade, sendo já um motivo de visita à nossa cidade”, refere a autarquia: “Queríamos ampliar muito essa intervenção. Queríamos ir mais longe”.

Artur Bordalo, nome artístico Bordalo II, nasceu em 1987, e viu no seu avô – o pintor Real Bordalo – a sua grande fonte de inspiração para se transformar também ele em artista plástico ou “artivista” como se define.

Plastic Baby Bear é a obra do artista que agora pode ver e apreciar na freguesia.