Ana Isabel Valente, deputada municipal e presidente da Concelhia do PSD de Sintra

A deputada municipal e presidente da Concelhia do PSD de Sintra, Ana Valente, afirmou esta terça-feira na Assembleia Municipal de Sintra que, o PSD não se revê na posição dos dois vereadores sintrenses que acusaram a Câmara Municipal de ocultar casos de COVID-19 e expor munícipes à doença.

“O PSD de Sintra, ou mesmo o PSD nacional, mas pelo PSD nacional não estou mandatada para falar, mas também não se revê em qualquer atuação que ponha em causa a proteção de dados de qualquer pessoa, sejam de saúde ou outros”, afirmou a Ana Valente durante uma intervenção na Assembleia Municipal de Sintra (AMS) que foi transmitida em direto na rede social Facebook.

Ana Valente lembrou que, “o PSD é representado pelos órgãos que foram eleitos pelos militantes de Sintra”, distanciando-se desta forma do comunicado que vereadores na Câmara Municipal de Sintra tinham emitido essa manhã.

Intervenção da deputada municipal Ana Valente

Os vereadores do PSD de Sintra acusaram esta terça-feira a Câmara Municipal de Sintra de ocultar casos de COVID-19 e expor munícipes à doença, declarações que o município de Sintra desmentiu e está avaliar queixa-crime contra os vereadores.

Segundo o município de Sintra, “esta grave acusação é totalmente falsa. Os supostos factos que os vereadores do PSD estão a divulgar, nas redes sociais e em comunicado de imprensa, são uma calúnia grosseira que procura criar medo e alarmismo no concelho de Sintra”, sublinha a autarquia.

A Câmara Municipal defende que, “esta atuação, por si só censurável, tem sido recorrente desde o início desta pandemia e é particularmente grave no contexto social que Sintra e Portugal vivem”

No comunicado do PSD de Sintra, intitulado “Câmara de Sintra oculta caso de COVID-19 e expõe munícipes à doença”, é afirmado que “cerca de 30 funcionários (Gabinete de Apoio ao Munícipe) trabalham sem terem feito teste de despistagem do vírus e continuam a fazer atendimento ao público”, depois de uma funcionária ter acusado positivo para COVID-19.

Os dois vereadores do PSD afirmam que, “consideram extremamente grave a forma como o presidente de Câmara está a lidar com esta situação, pondo em risco a saúde dos funcionários e das suas famílias”.

A Câmara Municipal de Sintra, “que avalia neste momento uma eventual queixa-crime contra os vereadores do PSD em Sintra”, afirma que, “lamenta que um partido político com a tradição e história democrática do PSD se deixe instrumentalizar nas redes sociais para fazer baixa política em momento que exigiria seriedade, verdade e sentido de comunidade”.

O município de Sintra, no mesmo comunicado, esclarece os factos ocorridos:

Dia 26 de junho (Sexta-feira) – Uma funcionária do Gabinete de Apoio ao Munícipe (GAMQ), que se encontra em regime de teletrabalho, desde dia 24 de junho, informou que não sentia paladar e que iria entrar em contacto com a Linha de Saúde 24.

Dia 27 de junho (Sábado) – A funcionária realizou o teste e recebeu, pelas 23.45h, o resultado positivo para COVID-19.

Dia 28 de junho (Domingo) – Foram dadas orientações para todos os funcionários, das instalações de Sintra do GAMQ, realizarem o teste de rastreio. Nesse mesmo dia foi realizada a desinfeção do edifício.

Dia 30 de junho (Terça-feira, primeiro dia útil após o feriado de segunda-feira) – Todos os funcionários do GAMQ realizaram o teste à COVID-19 e nenhum dos funcionários, que esteve em contacto com a colaboradora que acusou positivo, voltou a trabalhar.
Em articulação com a Delegada de Saúde, os funcionários que partilharam a mesma zona de trabalho que a funcionária, estão a realizar o período de quarentena obrigatória (14 dias), a contar desde o último dia em que estiveram em contacto com a funcionária.