“Ranking” nacional das Escolas Publicas e privadas para o 9.º ano

9.ª ANO | No concelho de Sintra, o ensino privado é liderado pelo Colégio dos Plátanos (Rio de Mouro/Sintra) com uma média de 4,38 enquanto no ensino publico, a Escola Básica Alto dos Moinhos (Terrugem) é a melhor classificada com uma média de 3,30.

Escola EB, 2,3 Alto dos Moinhos, na Terrugem | Foto: Google Maps

Os estudantes da Escola Artística de Música colocaram o Conservatório Nacional em primeiro lugar ao conseguir a melhor média das escolas públicas nos exames nacionais do 9.º ano, (4 valores numa escala de zero a cinco), segundo um ‘ranking’ da Lusa, que analisou os resultados das provas do ano passado.

As turmas são reduzidas. No máximo, um professor tem 20 alunos dentro de uma sala, o que permite “adaptar o ensino e torná-lo mais personalizado”, explicou à Lusa Isabel Miranda, professora de Português do 9.º ano.

Em segundo lugar da lista das escolas públicas surge a Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, em Braga, e Escola Básica Vasco da Gama, em Lisboa.

No ‘ranking’ geral, que junta colégios e escolas públicas, o ensino privado é liderado pelo Externato Escravas Sagrado Coração de Jesus do Porto, com uma média de 4,44, seguido pelo Colégio dos Plátanos (Rio de Mouro/Sintra) com uma média de 4,38. O Colégio Vasco da Gama (Belas/Sintra) surge na posição 65, com (3,78).

No ensino publico (9.º ano) no concelho de Sintra, a Escola Básica Alto dos Moinhos é a melhor classificada com uma média de 3,30. Seguem-se Escola Básica D.Pedro IV (3,19): Escola Básica Alfredo da Silva (3,09); Escola Básica Dr. Rui Grácio (2,99): Escola Básica D.Carlos I (2,92); Escola Básica de Colares (2,91); Escola Secundária Stuart Carvalhais (2,88); Escola Básica e Secundária gama Barros (2,85); Escola Secundária Ferreira Dias (2,81).

O PÚBLICO em parceria com a Católica Porto Business School disponibiliza um conjunto de dados sobre as escolas do ensino básico e secundário.