Morreu José Tavares Moreira, antigo governador do Banco de Portugal

Morreu, aos 75 anos, José Alberto Tavares Moreira. A notícia foi confirmada em nota publicada no site da Presidência da República.

O antigo governador do Banco de Portugal José Tavares Moreira morreu hoje, divulgou a entidade numa nota publicada na sua página na internet.

“Neste momento de perda e de consternação, o governador e os membros do Conselho de Administração do Banco de Portugal endereçam à família do doutor José Alberto Tavares Moreira o seu mais profundo pesar”, lê-se na nota do Banco de Portugal (BdP).

José Alberto Tavares Moreira foi governador do BdP entre 1986 e 1992 e era, atualmente, membro do respetivo Conselho Consultivo.

No site da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa envia “à família enlutada” as suas condolências e vinca que Tavares Moreira exerceu as funções governativas no ministério das Finanças “com indiscutível mérito”.

“Em todos os cargos que exerceu, Tavares Moreira deixou a marca da sua competência e do seu rigor e, bem assim, da sua discreta afabilidade de trato, hoje recordada por todos quantos o conheceram”, sublinhou Marcelo Rebelo de Sousa.

Economista e jurista de formação, a trajetória profissional de José Tavares Moreira situou-se sobretudo no sector bancário, onde se destacou como diretor e administrador de diversas instituições, entre elas o Banco Pinto & Sotto Mayor, a Caixa Geral de Depósitos e o Central Banco de Investimento da Caixa de Crédito Agrícola.

No domínio político, foi secretário de Estado do Tesouro, entre 1980 e 1981, e secretário de Estado Adjunto do ministro das Finanças e do Tesouro Miguel Cadilhe, entre 1985 e 1986, antes de assumir o cargo de governador do Banco de Portugal.

José Tavares Moreira foi ainda eleito deputado à Assembleia da República pelo círculo de Braga do PSD, função que exerceu entre 2002 e 2005.

Lusa