Demolição do Mercado de Fanares em Mem Martins

Demolição do edifício do antigo mercado de Fanares, é o ponto central de um projeto de requalificação urbana onde será criada uma nova centralidade e novos percursos pedonais.

Prosseguem as obras de demolição do edifício do antigo mercado de Fanares, na freguesia de Algueirão-Mem Martins, ponto central de um projeto de requalificação urbana onde será criada uma nova centralidade e novos percursos pedonais.

Este projeto, inserido na estratégia da Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Mem Martins/Rio de Mouro, prevê a criação de uma praça pública que une a Praceta de Damão, intimamente ligada ao mercado, à Praceta de Goa por pavimento único, com uso misto na Rua de Panjim.

O projeto irá permitir a criação de novos espaços de estadia, com esplanadas e reforço de árvores e espaços verdes.

Valter Januário, presidente da Junta de Freguesia de Algueirão Mem Martins.

“Será um espaço de lazer e de fruição para a população, com uma praça central, zonas de estadia onde as pessoas possam estar. Uma nova centralidade à freguesia. Vamos ter mais um espaço para atividades lúdicas, culturais, desportivas e recreativas que nos faz falta na freguesia”, disse ao SINTRA NOTÍCIAS e ao Jornal CORREIO DE SINTRA, Vater Januário, presidente da Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins.

Esta nova centralidade em Mem Martins vai promover os percursos pedonais entre o novo estacionamento da Praceta Nau de São Rafael e a estação de comboio da CP de Algueirão-Mem Martins, com cerca de 450 metros de extensão.

O projeto prevê ainda a ligação ao Parque Linear da Ribeira da Laje, aberto ao público em 2019, e que permitiu a ligação entre Mem Martins e Rio de Mouro, numa área total de intervenção de 13,5 hectares.

“A demolição do antigo mercado decorre durante os próximos três meses e marca o início do projeto que valorização urbana de toda a envolvente, um investimento de cerca de 1,8 milhões de euros”, disse recentemente o presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, no decorrer da última “Presidência Aberta”, à freguesia.

O projeto de requalificação de toda a praça resultará de uma intervenção conjunta entre a Câmara de Sintra e os SMAS de Sintra, unindo a valorização urbana à remodelação das redes de esgotos e abastecimento doméstico de água.

Mercado de Fanares, em destaque na edição desta semana do Jornal Correio de Sintra, – já nas bancas -, com desenvolvimento também no SINTRA NOTÍCIAS.

  • Fotografias: Sintra Notícias
  • [em atualização]