Agualva abre Quiosque Cidadão

O atendimento nestes quiosques funciona apenas por agendamento, sendo que a marcação é realizada em exclusivo pelo Instituto dos Registo e do Notariado, através de contacto telefónico.

Já está a funcionar no Centro Lúdico das Lopas, na União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra, um Quiosque Cidadão, para atendimentos relativos ao Cartão de Cidadão. O prazo poderá ser prolongado caso se verifique a sua necessidade.

Depois das medidas excecionais e temporárias relativas à Covid-19, que limitaram o atendimento presencial aos atos urgentes e que prolongaram a validade dos cartões de cidadão até 30 de outubro, é agora necessário criar soluções que permitam de forma célere e ágil responder ao elevado número de pedidos e entregas de cartão de cidadão.

Estas novas estruturas foram implementadas com o intuito de substituir provisoriamente todos os serviços que continuam encerrados e ou em concelhos com maior volume de documentos para processar.

“O mundo não pára, as necessidades não desaparecem, pelo contrário, acumulam-se. Estas iniciativas são um reflexo de que o estado não pára, que as necessidades das pessoas não se confinam e todas elas merecem um olhar atento e uma resolução eficaz da nossa parte”, e relembrou a “excelente cooperação entre o estado local e o estado central que sempre houve e que agora ainda mais relevante se torna”, disse na ocasião, Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta.

Quiosque do Cidadão nas Lopas, contou com a presença da ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, do presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta e do vereador Eduardo Quinta Nova

O atendimento nestes quiosques funciona apenas por agendamento, sendo que a marcação é realizada em exclusivo pelo Instituto dos Registo e do Notariado, através de contacto telefónico.

Segundo a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, “este espaço é uma resposta célere a uma necessidade, que não sendo nova, se agudizou com os tempos em que vivemos. O que temos aqui (Quiosque Cidadão) é uma solução flexível e rápida a esta necessidade, como seja a entrega de cartões que se acumulam em função do tempo que estivemos parados, e para uma situação nova uma solução rápida, que foi a instalação destes quiosques, em parceria com a autarquia local”.

Esta solução é uma parceria entre a Agência para a Modernização Administrativa, I.P., o Instituto dos Registos e Notariado (IRN), o Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ).

Toda a informação relativa aos serviços disponíveis no Quiosque Cidadão, nomeadamente localização e horários de funcionamento, será disponibilizada em eportugal.gov.pt.


Quiosque Cidadão
Centro Lúdico das Lopas
Rua Carlos Charbel, 2735 Agualva – Cacém