Semana Europeia do “Teste da Primavera” assinalada em Sintra

A Semana Europeia do Teste da Primavera é assinalada em Sintra com a realização de rastreios gratuitos ao VIH e hepatites.

A Semana Europeia do Teste da Primavera é assinalada em Sintra com a realização de rastreios gratuitos ao VIH e hepatites.

O município de Sintra aderiu à Fast Track Cities em 2018, ano em que passa a integrar o grupo de cidades que constituem a Via Rápida para acabar com o VIH, Tuberculose e outras Infeções Sexualmente Transmissíveis, e associa-se à “Semana Europeia do Teste da Primavera”, organizado pela EuroTEST e que envolve vários países da Europa.

Em resultado da pandemia de Covid-19, a realização de ações de rua estão agora impossibilitadas, mas os técnicos de saúde da AJPAS – Associação de Intervenção Comunitária, Desenvolvimento Social e de Saúde, em parceira com a Câmara de Sintra, encontram-se a realizar os testes na sua sede, em Mira Sintra, com marcação prévia.

Para agendar o seu rastreio
deve utilizar o telefone: 925 370 181
Prevenir, Testar e Tratar são serviços essenciais e
devem ser apoiados em tempos de pandemia

Os testes são realizados de forma gratuita, rápida e anónima e será disponibilizado equipamento de proteção individual, de acordo com as orientações da Direção Geral da Saúde.

A Direção Geral da Saúde salienta que a Semana Europeia do Teste da Primavera pretende relembrar toda a comunidade que doenças como a infeção por VIH, hepatites virais e IST requerem a continuidade de respostas adequadas por parte dos serviços que acompanham as pessoas mais afetadas ou que vivem com essas infeções.