Palácios Nacionais de Sintra e Queluz reabrem segunda-feira

COVID-19 | Os Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz reabrem segunda-feira, com novas ofertas dirigidas não apenas aos seus visitantes, mas também ao público em geral.

3
Palácio Nacional de Sintra, um dos monumentos mais visitados no país
O Palácio Nacional de Sintra é um dos monumentos mais visitados do país

Na segunda-feira, dia 18 de maio, quando retomarem o seu funcionamento de acordo com as recomendações das autoridades de saúde nacionais no atual cenário de pandemia, os Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz terão novas ofertas dirigidas não apenas aos seus visitantes, mas também ao público em geral.

O Palácio Nacional de Sintra passa a dispor de uma cafetaria de acesso livre, integrada nos seus jardins que, daqui em diante, poderão ser visitados de forma gratuita, designadamente, o Jardim da Preta, cujos trabalhos de conservação e restauro estão agora concluídos.

No Palácio Nacional de Queluz, a cafetaria e a respetiva esplanada com vista para o Canal dos Azulejos e para os jardins passarão a estar abertas a todos os que desejem frequentar o espaço e não exclusivamente aos portadores de bilhete para visita ao monumento.

Nos jardins destes dois Palácios Nacionais, haverá momentos de animação para assinalar o Dia Internacional dos Museus, que será também comemorado com um “Open Day” com visitas gratuitas em todos os parques e monumentos geridos pela Parques de Sintra.

Palácio de Queluz recupera memórias da Família Real

Jardins do Palácio Nacional de Queluz | Foto: Luís Duarte

O Palácio Nacional de Queluz que, no século XVIII, acolhia os mais diversificados momentos de lazer da Família Real, volta a recuperar essas memórias no primeiro dia em que reabre ao público.

Em diversos momentos de animação, os visitantes serão recebidos por animadores que personificam a época de vivência deste palácio e levados a conhecer as danças e os jogos setecentistas que serão recriados nos jardins, como o jogo do chinquilho, o jogo do volante e o das bolas de sabão.

Este Open Day marca, ainda, a data em que a cafetaria com esplanada do Palácio Nacional de Queluz passará a ter um acesso livre e direto a partir do exterior. Esta nova oferta permitirá que a população local e os utentes diários da zona envolvente possam usufruir mais regularmente deste espaço, aberto todos os dias com serviço de refeições ligeiras e de pastelaria, localizado num terraço do Palácio com vista privilegiada para o Canal dos Azulejos e para os jardins.

Palácio Nacional de Sintra com animação nos jardins e momentos de música

Na data da sua reabertura, o Palácio Nacional de Sintra terá animação ao ar livre, nos jardins, com momentos musicais a cargo do Conservatório de Música de Sintra. A partir de segunda-feira, 18 de maio, estes jardins abrem-se à fruição pública com acesso gratuito, incluindo o Jardim da Preta, que foi recentemente restaurado e que pode, agora, ser novamente visitado.

Para além do Jardim da Preta, situado no primeiro patamar, que constitui um miradouro natural sobre a Serra de Sintra e o centro histórico, também o Jardim da Araucária, a Horta, o Pátio dos Tanquinhos e o Jardim dos Príncipes proporcionam vistas magníficas. No mesmo dia, inaugura-se a cafetaria deste Palácio, localizada na zona do Pátio do Leão, com entrada quer pelos jardins, quer pelo interior do monumento.

Este novo serviço de cafetaria, que também está preparado para acolher eventos, vem melhorar as condições de acolhimento deste monumento e enriquecer a experiência de visita a este local, proporcionando o usufruto mais prolongado do espaço.