Parabéns, mestre Bastos Nunes!

O mestre, José Manuel Bastos Nunes, - 9.º Dan (a maior graduação nacional e uma das maiores do Mundo), festejou esta quarta-feira 83 anos, em ambiente de grande amizade, estima e gratidão, pelo exemplo e sobretudo pela referência que continua a ser para todas as gerações de judocas.

O aniversário do mestre José Manuel Bastos Nunes, o judoca mais antigo do país e um dos mais graduados de sempre no mundo, não passou despercebido no Sport União Sintrense (SUS), à passagem pelos 83 anos, esta quarta-feira, 13 de maio.

“É o aniversário do nosso querido Mestre, Zé Manuel Bastos Nunes – 9.º Dan (a maior graduação nacional e uma das maiores do Mundo). Parabéns Grande Mestre! Longa Vida e Feliz Aniversário”, lê-se na página de facebook, do Clube de Judo do SUS, que partilhou algumas imagens.

Grande impulsionador do judo em Portugal, – tal como o saudoso mestre Samurai, Kiyoski Kobayashi -, o mestre Bastos Nunes, obteve a primeira medalha portuguesa em provas internacionais e vencendo o primeiro torneio de judo realizado em Portugal, tendo conquistado ainda diversos títulos nacionais e participado em vários Campeonatos da Europa e do Mundo.

Do seu currículo como Mestre e Treinador, destaque para formação de vários judocas campeões nacionais e atletas olímpicos e a dedicação, ao longo de toda a sua vida, ao ensino das técnicas, dos valores e dos princípios do judo a três gerações de judocas.

O Mestre Bastos Nunes exerceu a função de treinador de judo em instituições de referência, tendo recebido, louvores oficiais pelo seu trabalho meritório e que se mantém ainda hoje.

É um exemplo.

E, ainda há poucos dias o Clube de Judo do Sport União Sintrense, foi distinguido como uma das melhores Escolas de Judo Nacionais, com a BANDEIRA DA ÉTICA, implementada e operacionalizada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ, I.P.), através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), entidade que certifica iniciativas, projetos ou entidades que se destaquem na promoção dos valores éticos por via da prática desportiva.

Significa que com a certificação da Bandeira da Ética, o Clube de Judo do Sport União Sintrense passa a fazer parte de uma comunidade restrita de instituições que se destacam nas melhores práticas em prol da ética no desporto.

Parabéns, Mestre!