A Cintramédica fechou acordo com o Serviço Nacional de Saúde (SNS) para a comparticipação da análise à COVID-19, sendo agora um dos laboratórios referenciados pelas autoridades de saúde, nomeadamente a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).

A pesquisa do vírus por PCR, no exsudado nasal e orofaríngeo por colheita com zaragatoa, destina-se a pessoas que apresentem sintomas de infeção por COVID-19, sendo obrigatória a apresentação de uma credencial emitida pelo SNS.

A colheita é efetuada na Clínica Cintramédica da Portela de Sintra e está sujeita a marcação prévia. O tempo médio da entrega dos resultados é de 24 a 48 horas.

O Laboratório de Análises Clínicas da Cintramédica já começou a efetuar testes sanguíneos para a determinação de Anticorpos do novo Coronavírus: Anti-SARS-CoV-2 IgM e IgG, e é um dos primeiros do país a prestar este serviço.

Os testes de Anticorpos permitem avaliar a existência de portadores assintomáticos, isto é, de pessoas doentes que não apresentam sintomas e que poderão ser veículo da infeção, sendo possível identificá-los e proceder ao seu isolamento a fim de evitar a propagação do vírus.

Para além desta vantagem, a determinação dos Anticorpos no sangue permite verificar quem são as pessoas que já desenvolveram uma resposta imunitária ao vírus e que estão protegidas da doença.

O laboratório realiza estes testes diariamente, disponibilizando o resultado no próprio dia, para análises realizadas de segunda a sexta-feira, e no dia útil seguinte, quando realizadas ao sábado.

Ao contrário dos testes de despiste rápido, existentes no mercado, a análise realizada no Laboratório da Cintramédica recorre a um método robusto e automatizado, sujeito a um exigente controlo de qualidade.

Esta análise destina-se pessoas sem sintomas de COVID-19, não necessita de prescrição médica e pode ser realizada em todas as clínicas e postos de colheitas Cintramédica, situados nos concelhos de Sintra, Lisboa, Amadora, Cascais e Mafra.



Mais informações:
Laboratório de Análises Clínicas Cintramédica
Tel: 21 910 00 80

Email: analises@cintramedica.pt