Dados divulgados esta segunda-feira, no boletim epidemiológico diário da Direção-Geral da Saúde (DGS), revelam que há apenas 3 novos casos de Covid-19 no concelho de Sintra.

Vila Nova de Gaia (+46), Vila do Conde (+44), Porto (+36) e Matosinhos (+33) são os concelhos com maior aumento no número de infetados nas últimas 24 horas.

Porto ocupa o topo da tabela com um total 921 infetados com o novo coronavírus, seguido de Lisboa com 905, Vila Nova de Gaia com 842 e Matosinhos com 715. Em Sintra há 397 casos, apesar dos cerca de 400 mil habitantes que vivem no segundo concelho com mais população em Portugal.

Os dados levaram o presidente da Câmara Municipal de Sintra a lançar uma mensagem de esperança na rede social Facebook. Basílio Horta escreveu que “o dia nasceu em Sintra brindado por um arco-íris imenso”.

O autarca partilhou uma imagem do bairro da Cavaleira, na freguesia de Algueirão-Mem Martins, onde afirmou que, “hoje, o ânimo reside nos números apresentados: apenas mais três casos no nosso concelho, o segundo maior município de Portugal”.

Basílio Horta sublinhou que, “este é um combate que estamos a ganhar, mas ao qual não podemos, nem iremos, baixar a guarda”.

Basílio Horta e o vereador Domingos Quintas na sede da Proteção Civil de Sintra

O presidente da Câmara de Sintra agradeceu “a todos os que vivem e trabalham em Sintra, porque este arco-íris é o reflexo dos dias em que a união nos traz a resiliência necessária para continuarmos distantes.”

Basílio Horta não deixou no entanto de reforçar a mensagem que diariamente, e desde o primeiro dia desta crise, defende: “A batalha é dura mas juntos iremos conseguir.”

  • Fotografia no bairro da Cavaleira de Pedro Fernandes