Ensino na televisão começa dia 20 com aulas de 30 minutos

As aulas para os alunos do ensino básico, transmitidas na RTP Memória durante o terceiro período, vão ser de 30 minutos e incluem disciplinas como educação física e artística. Saiba quais são os horários da nova vida escolar dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos.

O Ministério da Educação divulgou a grelha do espaço #EstudoEmCasa, que vai ocupar parte da programação da RTP Memória durante o terceiro período, das 09h00 às 17h50 com aulas para o 1.º e 2.º ciclos de manhã e para o 3.º ciclo à tarde.

As aulas destinadas aos alunos do 1.º ao 9.º ano de escolaridade começam no dia 20 de abril, depois do início do terceiro período, esta terça-feira, dia 14, e o regresso de cerca de dois milhões de alunos ao ensino à distância.

À exceção das aulas de educação artística, que se destinam a todos os alunos, a grelha está organizada por escolaridade e a parte da manhã está reservada às aulas do 1.º ao 6.º ano, enquanto os conteúdos para os alunos do 7.º ao 9.º ano são transmitidas à tarde. 

Os diferentes anos são agrupados em grupos de dois e, por isso, os alunos do 1.º ano vão partilhar a matéria com os alunos do 2.º ano, à semelhança dos alunos dos 3.º e 4.º anos, 5.º e 6.º anos e 7.º e 8.º anos, sendo a exceção as aulas do 9.º ano.

RTP Ensina: https://ensina.rtp.pt/artigo/escolas-fechadas-aulas-em-casa-10-conselhos-praticos-aos-pais/?fbclid=IwAR18Xniw442lBovTi4lBDUF8xpTqhkhN-RyWi6bjzrVZCMuvLzb3E0PIn0I

A programação vai incluir disciplinas como Educação Física, Literatura, Alemão, Francês e Espanhol até 30 minutos diários de iniciação ao Português para falantes não-nativos. Já os alunos 1.º ciclo vão ter trinta minutos semanais de leitura e para os 5.º e 6.º vai haver “oficina de escrita”.

“#EstudoEmCasa é o nome do espaço que vai ocupar a grelha das 9h00 às 17h50, com conteúdos organizados para diferentes anos letivos, uma ferramenta importante para complementar o trabalho dos professores com os seus alunos. Estes conteúdos pedagógicos temáticos contemplam matérias que fazem parte das aprendizagens essenciais do 1.º ao 9.º ano, agrupados por: 1.º e 2.º anos, 3.º e 4.º anos, 5º e 6.º anos, 7.º e 8.º anos e 9.º ano, abrangendo matérias de uma ou mais disciplinas do currículo, as quais servirão de complemento ao trabalho dos professores com os seus alunos”, refere o comunicado do Governo.

“Na segunda-feira, dia 20 de abril, arrancam as emissões do #EstudoEmCasa, que decorrerão até ao final do ano letivo, de segunda a sexta-feira”, explica o comunicado.

Paralelamente, a RTP 2 transmite conteúdos, pensando nas crianças da Educação Pré-escolar (dos 3 aos 6 anos).

O Governo sublinha que, “através do sinal da RTP Memória, é alcançada a generalidade dos alunos, atendendo a que o canal emite na TDT, mas também na televisão por cabo e por satélite, ficando ainda disponíveis nas plataformas digitais da RTP e da Direção-Geral da Educação (DGE), com todas as emissões e respetivos conteúdos disponíveis”.

“Numa verdadeira corrida contra o tempo, o Ministério da Educação encontrou na Rádio e Televisão de Portugal um parceiro inequívoco e incondicional desta missão coletiva, conseguindo levar a cabo uma operação de monta, possível também graças ao apoio da Fundação Calouste Gulbenkian”, termina o comunicado, adiantando que “os detalhes desta operação serão apresentados na próxima semana”.

  • Sintra Notícias com RTP