Paços do Concelho, em Sintra

A Câmara de Sintra aprovou, esta terça-feira, em reunião de executivo, a aquisição de equipamento de saúde para o Hospital Amadora/Sintra, com o propósito de aumentar a capacidade de resposta no combate à pandemia do Covid-19.

O protocolo, aprovado por unanimidade por toda a vereação, permite que o Hospital adquira sete ventiladores de cuidados intensivos, equipamento de proteção individual para os profissionais de saúde, reagente para a realização de testes ao Covid-19 e outros 17 tipos de equipamentos de assistência médica imediata.

Este reforço dos equipamentos de saúde do Hospital Amadora Sintra, um investimento de 1,5 milhões de euros, são, segundo Basílio Horta, presidente da autarquia, “um apoio que tem de ser dado para vencer esta batalha. Os cuidados de saúde são uma das nossas prioridades e agora mais do que nunca tudo faremos para ultrapassar este momento”.

“Os cuidados de saúde são uma das nossas prioridades e agora mais do que nunca tudo faremos para ultrapassar este momento”, disse Basílio Horta

Recorde-se a Câmara de Sintra vai, igualmente, disponibilizar um apoio financeiro de 1 milhão de euros às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho. A verba disponibilizada, insere-se no montante de 7,5 milhões de euros que o Município de Sintra alocou para combater o surto do novo coronavírus Covid-19.

Autarquia de Sintra acionou, no início de  março, o plano de contingência para o surto de Covid-19, que tem como missão acompanhar a evolução da propagação do vírus, antecipar e implementar as medidas e ações adequadas de prevenção, intervenção e recuperação a fim de assegurar a continuidade das atividades essenciais e prioritárias da Câmara Municipal e do município de Sintra, apoiar as populações e restabelecer, caso se justifique, a normalidade.