Autarquia renova protocolo de colaboração

A Câmara Municipal de Sintra aprovou esta terça-feira, em reunião de executivo, a renovação do protocolo de colaboração celebrado entre a autarquia e a SEAcoop – Agência de Empreendedores Sociais, disponibilizando um apoio financeiro de 50 mil euros, verba que permite a continuidade do projeto “Fábrica do Empreendedor de Agualva – Cacém”.

Recorde-se, a “Fábrica do Empreendedor de Agualva – Cacém”, enquadra-se numa solução integrada de promoção do desenvolvimento local a partir da empregabilidade, acompanhando as comunidades na identificação da resposta qualificativa mais adequada, na integração no mercado de trabalho e no apoio à criação de microiniciativas.

“O empreendedorismo, a inovação social e a criação de emprego e o aumento da empregabilidade continuam a fazer parte das prioridades deste executivo”, notou o presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta.

Em 2019, os resultados superaram as metas fixadas para o mesmo ano, com o acompanhamento de 356 pessoas desempregadas, das quais encaminhou 118 para ofertas de emprego, colocou em ações de formação 325 pessoas, inseriu 34 pessoas no mercado de trabalho, acompanhou mais 74 empreendedores e ajudou a criar 8 negócios.

O objetivo do projeto é complementar a intervenção já existente neste âmbito, auxiliando as comunidades não cobertas pelas respostas atuais e potenciando outras ações que permitam respostas mais ajustadas e em rede, nomeadamente com o tecido empresarial local e a StartUp Social.