Os Balcões das Repartições de Finanças, da Segurança Social e das Conservatórias estão de portas fechadas no concelho de Sintra e por todo o país, devido ao Covid-19, e assim vão continuar por tempo indeterminado.

Tal como nas Conservatórias e na Segurança Social, também as quatro repartições de finanças do concelho estiveram de porta fechada, com avisos à porta que o atendimento presencial nos serviços tem de ser com marcação prévia.

No Portal das Finanças a indicação é clara: o atendimento presencial, aos balcões dos serviços, só se faz “exclusivamente mediante agendamento” prévio e “apenas para casos urgentes e inadiáveis”.

A ideia é que os contribuintes que precisem de contactar com o Fisco usem o mais possível os instrumentos de atendimento à distância, seja por telefone, seja através da internet.

“No atual contexto de resposta à pandemia do COVID-19, os serviços da Autoridade Tributária e Aduaneira estão disponíveis à distância de um clique no Portal das Finanças (www.portaldasfinancas.gov.pt) ou, em caso de dificuldade na utilização daqueles serviços eletrónicos, através do Centro de Atendimento Telefónico da AT (217 206 707)”, lê-se no site.


Para o pagamento de impostos, as instruções é que se façam ou por Multibanco ou por Homebanking ou, ainda, por MBWay (este último disponível no Portal das Finanças ou na app “Situação Fiscal – Pagamentos”.

Pede-se expressamente que não se façam pagamentos com numerário nem em cheques, aos balcões, “sempre que existam alternativas de pagamento por meios eletrónicos”.

“Os profissionais da AT continuam a trabalhar empenhadamente para servir a comunidade, seja no desalfandegamento de mercadorias importadas (desde bens que consumimos diariamente até medicamentos), seja devolvendo rendimentos às famílias e assegurando fluxos financeiros na economia através do processamento dos reembolsos devidos”, assegura o Fisco.

Também as Conservatórias e a Segurança Social remetiam para os seus portais o atendimento por marcação para casos urgentes e inadiáveis.