O número de casos infetados por coronavírus em Portugal subiu esta quinta-feira para 78, anunciou a Direção Geral de Saúde (DGS). Trata-se de um aumento de 33% em relação ao dia de ontem. Aguardam-se ainda os resultados laboratoriais de 133 análises.

A maioria dos cidadãos infetados continua a estar a norte do país (44 doentes), seguida pela região de Lisboa e Vale do Tejo (23) e depois pelas regiões centro (5) e Algarve (5). A faixa etária mais afetada é a das pessoas entre os 40 e os 49 anos.

Os casos suspeitos são já 637 e existem 4923 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde. Apesar do aumento diário significativo do número de pessoas que estão a ser acompanhadas pelos delegados de saúde regionais, através de telefonemas de despiste de sintomas, Portugal mantêm-se apenas com seis cadeias de transmissão ativas.

O sintoma mais comum entre estes doentes com covid-19 é a tosse (65%), seguido de febre (46%), dores musculares (40%), cefaleia (37%), fraqueza generaliza (24%) e só depois dificuldades respiratórias (10%).


Fotografia: DGS – arquivo
[em atualização, 11h18]