10 anos do Hospital de Cascais

O Hospital de Cascais, serve os concelhos de Cascais e Sintra e comemora 10 anos de existência.

Hospital de Cascais | Foto: Abril /Teixeira Duarte

O Hospital de Cascais é hoje uma referência nacional e internacional na prestação de cuidados de saúde, de mais de 300 mil pessoas nos concelhos de Cascais e Sintra.

A unidade hospitalar assinalou hoje, dia 5 de Março, o seu 10.º aniversário, fazendo um balanço de atividade, proferido pelo CEO do Grupo Lusíadas Saúde, Vasco Antunes Pereira, contando com a presença de algumas Entidades do Concelho de Cascais e a atuação do Coro da Oeiras International School.

“Hoje somos uma referência nos resultados clínicos que atingimos, na experiência que damos aos nossos utentes e colaboradores, na proximidade que temos à comunidade e na forma como usamos a tecnologia para reduzir a variabilidade clínica”, destaca Vasco Antunes Pereira.

“46 cirurgias, 10 partos, 634 consultas, 156 metros cúbicos de água, 19 940 kw de eletricidade e 892 metros cúbicos de gás. Este é o “retrato” de 24 horas no Hospital de Cascais, a parceria público-privada mais antiga no setor hospitalar em Portugal e que comemora 10 anos”.

O Hospital de Cascais venceu o 1.º prémio do Kaizen Institute para a excelência no setor da saúde pela forma como olha para a eficiência, uma visão que permite à unidade um ganho de 1,5 milhões de euros por ano. Cumprindo 117 requisitos para chegar, em 2017, ao nível sete do HIMSS Analytics.

Concelhos de Cascais e Sintra

Numa publicação que assinala os 10 anos do hospital, Carlos Carreiras, presidente da Câmara de Cascais, considera que “a abertura do Hospital de Cascais representou um novo tempo na prestação de cuidados de saúde no concelho. Independentemente da natureza da gestão, o que preocupa os cascalenses é a qualidade dos serviços de saúde. E, desse ponto de vista, a mudança foi radical. Para melhor. Temos mais saúde. Temos melhor saúde. Temos um Estado Social Local reforçado.”

Ainda na mesma publicação, Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, afirma que “o Hospital de Cascais serve milhares de munícipes do concelho de Sintra, sendo o seu desempenho e capacidade de prestar um bom serviço na área da saúde fundamental para o nosso concelho.”