De Sintra a Piódão os canais na TDT onde vê as estações de generalistas vão mudar até 21 de abril, com o arranque da terceira fase da migração dos emissores da televisão digital terrestre para libertar faixas que serão usadas no 5G. A partir de hoje até 21 de abril irão ser alterados 79 emissores no os distritos de Lisboa, Santarém, Leiria, Coimbra, Castelo Branco (Oeste), Viseu (sul) e Setúbal.

Na terceira fase da migração da rede de emissores da TDT começa com a alteração do emissor de Cheleiros, (em Mafra) e termina no dia 21 de abril, com o emissor de Piódão. Até dia 10 de março, o processo decorre em simultâneo com a alteração dos emissores da fase 2.

Os emissores mudam para o canal 35 (região de Lisboa até Leiria sensivelmente, abrangendo o Distrito de Santarém, exceto Mação) e para o canal 44 (a partir de Leiria até Vagos/Nelas). O emissor de Montejunto altera do canal 49 para o canal 48.

Para ajudar neste processo, o regulador criou uma linha telefónica de apoio gratuita (800 102 002), que funciona todos os dias entre as 09h00 e as 22h00, para o qual as pessoas poderão ligar para esclarecer dúvidas e obter apoio na sintonia da sua televisão.

A ANACOM tem no seu sítio na internet o folheto explicativo em formato digital (https://online.fliphtml5.com/rchw/haqd/ ) e um vídeo que explica todo o processo (https://www.youtube.com/embed/9fESWKW1tig?rel=0&autoplay=1)

Veja o calendário AQUI.