A Alagamares-Associação Cultural promove nos dias 29 e 30 de abril, o VI Encontro de História de Sintra, depois de em 2007, 2014 e 2017 ter organizado os III, IV e V Encontros.
No decorrer da iniciativa que terá lugar na Quinta da Ribafria, “vão ser apresentados temas diversificados e originais relacionados com a História de Sintra, quer da Sintra histórica, quer a dos aglomerados que a constituem serão abordados, num encontro que se pretende vivo e participado”, sublinha a Associação em nota enviada ao SINTRA NOTÍCIAS.
Da arqueologia ao restauro, da História Local de Belas e Rio de Mouro, ao Festival de Sintra e aos últimos moradores de Monserrate, “será uma jornada profícua com alguns dos melhores investigadores que a Sintra têm devotado atenção”, destaca a Alagamares.
As inscrições estão abertas através do email, alagamaressintra@gmail.com ou pelo telefone 924203824 até 26 de abril, com indicação de nome, profissão, local de trabalho e contactos telefónico e de mail.
A inscrição no Encontro será gratuita para alunos e professores de escolas do concelho e participantes com mais de 65 anos, e terá o valor de 10 euros para os demais. No final, será entregue um diploma de presença a cada participante. A lotação é limitada.
PROGRAMA
Marco Oliveira Borges Miguel Real Carlos Manique Nuno Miguel Gaspar João Rodil Alexandre Marques Gonçalves Rui Oliveira Mário João Machado Ricardo Duarte Júlio Cortez Fernandes Jorge Trigo Marta Frade Jorge Martins Margarida de Magalhães Ramalho
Dia 29 de abril
09h30 – Acreditação (entrega de pasta com programa, papel e caneta)
10h00 – Sessão de Abertura
10h30 – “História Marítima de Sintra: uma síntese de dez anos de investigação“
Marco Oliveira Borges | Centro de História, Universidade de Lisboa. Mestre em História Marítima pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e doutorando pela mesma instituição. Investigador associado do Centro de História da Universidade de Lisboa e membro correspondente da Academia de Marinha.
11h45 – “Homenagem a Jorge Telles de Meneses“
Miguel Real | Professor do ensino secundário, investigador do CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Europeias e Lusófonas da Faculdade de Letras de Lisboa, romancista e ensaísta.
14h00 – “José Maria Latino Coelho e a educação popular“
Carlos Manique | Doutor em Ciências da Educação (especialidade História da Educação). É Diretor do Centro de Formação de Associação de Escolas Rómulo de Carvalho, em Mafra. É investigador da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
15h00 – ‘O Sultanato da Pena’… outras visões e o mais que está por vir”
Nuno Miguel Gaspar | Licenciado em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Mestre em Arte, Património e Teoria do Restauro. Exerce, desde 2001 funções profissionais na Parques de Sintra – Monte da Lua, S.A.
16h15 – “Carvalho Monteiro e a portugalidade da Quinta da Regaleira“
João Rodil | Investigador na área de história, etnografia e literatura, com obras publicadas sobre a história da região de Sintra, autor entre outros de “Serra, luas e Literatura”,”Sintra na obra de Eça de Queirós”, “Janas – Uma Aldeia, Um Clube, Uma História”, “Os Dias do Corvo” e do programa Portugal Culto e Oculto da RTP 2.
17h00 – “Alto da Vigia: o santuário romano, o ribat islâmico e a defesa do território“
Alexandre Marques Gonçalves | Arqueólogo no Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas/ Câmara Municipal de Sintra; Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa (UNIARQ). Mestre em Pré-história e Arqueologia pela Faculdade de letras de Lisboa. Diretor do projeto AVISRARA (Alto da Vigia: Santuário Imperial Romano e Ribat de Alconchel). .
Dia 30 de abril
09h30 – “Raios e Coriscos… as suas ‘pedras’. As intempéries do Século XVII na Paróquia de Belas“
Rui Oliveira | Rui Oliveira, é investigador de História Local Sintrense. Colaborador e amimador da RJ – Anima; Associação para Valorização da Ribeira do Jardo ou da Agualva, no Troço Urbano da Cidade de Agualva Cacém.
10h15 – “Breve história do Festival de Sintra“
Mario João Machado | Antigo chefe da Divisão de Turismo da Câmara Municipal de Sintra
11h00 – “Azulejaria de Exterior em Sintra – Arte e Tipologias“
Ricardo Duarte | Licenciado e Mestre em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. A comunicação que apresenta tem como base a sua dissertação defendida na referida Instituição intitulada “Azulejaria de Exterior em Sintra – História, Arte e Tipologias” (2018). Investigador independente de História local de Sintra, temáticas de História da Arte, defesa do Património e de Genealogia.
11h45 – “Casal do Almargem, domínio senhorial da antiga freguesia de Nossa Senhora de Belém em Rio de Mouro termo da Vila de Sintra“
Júlio Cortez Fernandes | Mestre em Ciência Política e Governação. Historiador e Investigador de História local. Autor do blogue ” Tudo de Novo a Ocidente ” sobre temáticas Sintrenses. Antigo Vereador e Deputado Municipal em Sintra. Autor do livro “Pampilhosa da Serra – Poder local e Ruralidade no Estado Novo (1934-1974). Atual Presidente da Assembleia de freguesia de Rio de Mouro.
14h15 – “Sintra e Ribeiro de Carvalho- Um Património a proteger“
Jorge Trigo | Escritor e ensaísta, antigo Presidente da Assembleia Municipal de Sintra
15h00 – Dez anos de intervenções em Monserrate
Marta Frade | Diretora Pedagógica da Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra. Conservadora-Restauradora e Professora. Licenciatura pré-Bolonha em Conservação e Restauro do Instituto Politécnico de Tomar (IPT).
16h15 – “A Comunidade Cristã Nova de Sintra entre os séculos XVI e XIX“
Jorge Martins | Doutorado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Autor de manuais escolares, obras de ficção e ensaio sobre história contemporânea, história local e estudos judaicos e inquisitoriais, designadamente: Portugal e os Judeus, 3 vols., 2006; Breve História dos Judeus em Portugal, 2009; A República e os Judeus, 2010; Maria Gomes, Cristã-nova, 117 anos: a mais idosa vítima da Inquisição, 2012; Manteigas, Minha Pátria: os cristãos-novos de Manteigas, 2015, A Inquisição em Ourém, 2016.
17h00 – “Os Kingsbury, últimos habitantes de Monserrate”
Margarida de Magalhães Ramalho | Licenciada em História da Arte e investigadora do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa. Curadora de inúmeras exposições, tem cerca vinte títulos publicados, alguns dos quais sobre Sintra.
Encerramento
20h45 – Visita guiada noturna, à Quinta da Regaleira
João Rodil | Historiador