O tradicional “Enterro do Bacalhau”, volta a acontecer na freguesia de Rio de Mouro no Concelho de Sintra, numa iniciativa da Junta de Freguesia e do Grupo Folclórico e Cultural
da Rinchoa-Sintra.

Este sábado, dia 29 de fevereiro, a partir das 19h00, o “cortejo fúnebre”, vai condicionar a circulação de trânsito, entre a rotunda do Shopping de Fitares e a renovada praceta de Sacadura Cabral, em Rio de Mouro.

Bruno Parreira, presidente da Junta de Freguesia, ao SINTRA NOTÍCIAS, apela à “participação de todos na defesa do nosso património identitário”, sublinhando que “Rio de Mouro é “História, Identidade e Tradição”.

Recorde-se, o “Enterro do Bacalhau” é uma tradição que tem lugar no sábado de Aleluia para celebrar o fim das privações, incluindo as gastronómicas, que tinham lugar na Quaresma.

A tradição remonta ao século XVI, durante o movimento da contra-reforma. A Igreja proibia o consumo total da carne durante o período da Quaresma, abrindo um precedente a todos aqueles que comprassem a Bula. Os mais pobres teriam de se socorrer do peixe na sua alimentação durante as semanas da Quaresma. E, o peixe mais acessível naquela altura, era o bacalhau, imagine-se! O povo revoltou-se contra esta determinação, mas teve de se resignar, não sem antes criar esta festividade pagã.

Alguns dos personagens que participam na cerimónia, são o doutor juiz, os advogados, o oficial de diligências, o réu bacalhau e as testemunhas.

À semelhança de anos anteriores, o evento conta com a participação das diversas Associações Culturais e de Recreio e Clubes Desportivos da freguesia de Rio de Mouro.


  • Fotografias: DR F. Sanz
    Motoclube de Rio de Mouro – Rockonwheels
    Facebook, JF de Rio de Mouro