Casa de Saúde da Idanha em primeiro lugar, com projeto centrado na Estimulação cognitiva com o Robot PEPE (IST)

Casa de Saúde da Idanha – Irmãs Hospitaleiras foi distinguida com o primeiro lugar do prémio “Ideias que Mudam o Mundo” da Bayer Portugal, um projeto de Responsabilidade Social que visa financiar projetos originais e inovadores de apoio à comunidade, desenvolvidos por associações de utilidade pública.

“Este reconhecimento permite-nos também continuar a investir em intervenções inovadoras na promoção do envelhecimento ativo e saudável no concelho de Sintra”, disse o diretor Clínico, Pedro Varandas, médico Psiquiátrico, sobre o projeto vencedor.

A Casa de Saúde da Idanha, na União das Freguesias de Queluz e Belas, no concelho de Sintra, pertence à Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus com um projeto centrado na utilização do Robot assistente PEPE nas aulas de ginástica cerebral realizadas no ginásio cerebral sénior comunitário, “projecto iniciado em 2018, através do prémio Fidelidade Comunidade e do apoio da Câmara de Sintra”, sublinhou um dos elementos da equipa da Casa de Saúde da Idanha, na cerimónia de entrega do prémio “Ideias que Mudam o Mundo” da Bayer Portugal.

“Trata-se de uma metodologia de intervenção inovadora suportada em novas tecnologias e o seu principal objetivo é promover o envelhecimento ativo”, adiantou ao SINTRA NOTÍCIAS a Bayer Portugal, adiantando que “a Casa de Saúde da Idanha presta cuidados na área da saúde mental, através as vertentes preventiva, terapêutica e reabilitadora”.

Com este projeto pretende-se implementar uma metodologia de intervenção inovadora no Ginásio Cerebral Comunitário, da Casa de Saúde da Idanha, suportada em novas tecnologias: Plataforma móvel de exergames com jogos cognitivos (jogos sérios).

O Ginásio Cerebral Comunitário é uma resposta diferenciada e inovadora de proximidade, que pretende promover o envelhecimento ativo através da realização de aulas de ginástica cerebral para estimulação cognitiva.

“Parabéns a toda a equipa pela competência, profissionalismo e dedicação com que desenvolveu o projeto vencedor, centrado na Estimulação cognitiva com o Robot PEPE (IST), não temos dúvidas de que irá mudar o mundo de cada pessoa que assistimos”, refere a Casa de Saúde da Idanha, numa primeira reação à distinção.

A análise das candidaturas e a proposta de decisão de atribuição do financiamento foi promovida por um júri com conhecimento das áreas, constituído por Maria de Belém Roseira, Helena Canhão, Adalberto Campos Fernandes e Ricardo Baptista Leite.

O vencedor do concurso recebe um financiamento de 25 mil euros, cabendo ao segundo projeto, um prémio de 20 mil euros. O ano passado, a Bayer Portugal, foram doados 50 mil euros a duas associações com projetos inovadores.

  • Sintra Notícias com Bayer Portugal