António Luís Lopes | A comoção de um autarca

Opinião

Hoje vi um Presidente de Câmara genuinamente comovido. Com as lágrimas a aflorarem-lhe os olhos quando alguém evocou o trabalho desenvolvido e lhe agradeceu o empenho para a concretização do mesmo.

Foi em Pêro Pinheiro e o projeto chama-se Stone Citi e irá recuperar o património de uma antiga indústria da pedra mármore para ali construir os novos “laboratórios do futuro”, cruzando modernas tecnologias com a tradição e a riqueza de uma zona do nosso Concelho.

Não é a primeira vez que vejo este Presidente de Câmara comover-se perante a concretização de projetos determinantes para Sintra – e só isso já quer dizer muito sobre um autarca que, anteriormente, ocupou lugares relevantes na nossa vida política, contribuiu para fundar um partido, foi deputado, Ministro, candidato a Presidente da República, mas que abraçou o projeto de ser autarca com uma dedicação e uma entrega ímpares.

“O entusiasta vence sempre o apático. Não é a força do braço, nem as armas, mas a força da alma que alcança a vitória” – afirmou Fichte.

Em Sintra essa força está bem presente – por isso eu hoje vi (uma vez mais) um Presidente de Câmara comovido. Chama-se Basílio Horta – e poderei um dia dizer que tive o privilégio de o conhecer e de contribuir (muito modestamente e no âmbito da Assembleia Municipal) para este combate por uma Sintra melhor para os nossos vindouros.

Bem haja, Sr. Presidente!…

António Luís Lopes,
Deputado do PS na Assembleia Municipal de Sintra

P.S. – Antecipando as más línguas do costume sempre quero aqui reafirmar que a bajulação foi coisa que nunca pratiquei , nem tenciono praticar em momento algum. Acresce que a minha vida (nomeadamente a profissional) não depende (nem nunca dependeu) de qualquer tipo de lisonja e o meu currículo é público. O que se trata aqui é da mais elementar justiça – reconhecer que Sintra tem um grande Presidente de Câmara e que, além disso, é também uma excelente PESSOA.”