Cedência da antiga Fábrica Pardal Monteiro ao StoneCITI

O imóvel, adquirido pela Câmara de Sintra o ano passado, irá receber as instalações do Centro de Inteligência e Tecnologia da Industria da Pedra Natural – StoneCITI

Fábrica Pardal Monteiro, em Pêro Pinheiro | Imagem: Google

O StoneCITI – Centro de Inteligência e Tecnologia da Industria da Pedra Natural, organiza esta sexta-feira, 7 de fevereiro, a partir das 14h30, a conferência StoneCITI, no Centro Cultural Olga Cadaval em Sintra.

Antes a autarquia vai assinar um protocolo com a ASSIMAGRA para a dinamização de um inovador projeto no setor da indústria da Pedra, StoneCITI, às 11h00 na antiga fábrica Pardal Monteiro, em Pêro Pinheiro, imóvel adquirido pela autarquia de Sintra, destinado a receber as instalações do Centro de Inteligência e Tecnologia da Industria da Pedra Natural – StoneCITI, que será gerido pela Associação para a Inovação e Tecnologia em Pedra Natural (APEDRA).

Recorde-se, a Câmara de Sintra, investiu 725 mil euros na aquisição das instalações da antiga fábrica Pardal Monteiro, para a transformar o imóvel num Centro de Inteligência e Tecnologia da Industria da Pedra Natural – StoneCITI, com o objetivo de desenvolver uma estratégia que contribua para o desenvolvimento da indústria da Pedra Natural com base na inovação e formação.

“Será um novo começo e um novo caminho para esta indústria e para a incorporação do valor da pedra”, disse em Fevereiro de 2019, Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, no decorrer da escritura para a aquisição da fábrica Pardal Monteiro.

Entrega simbólica das chaves do imóvel por Jorge Galrão, CEO do Grupo Galrão, ao presidente do município, Basílio Horta

O StoneCITI é uma estrutura que integra todas as competências necessárias para o desenvolvimento de materiais e produtos em pedra natural. “O nosso principal objetivo é aproximar a indústria e as novas tecnologias, aumentando a eficiência e a sustentabilidade (económica e ambiental) do setor”, destaca o CITI, acrescentando “que essa mudança de paradigma é possível através de processos inovadores de colaboração”.

Recorde-se, o StoneCITI tem como parceiros o Instituto Superior Técnico, a Câmara Municipal de Sintra, a Assimagra e o Cluster Portugal Mineral Resources.

Programa:

10h00 – Cerimónia de Assinatura de Protocolo – Fábrica Pardal Monteiro (Pêro Pinheiro);
13h00 – Almoço Convívio – Centro Olga Cadaval (Sintra);
14h30 às 18h00 h – Conferência “Connecting Stone Knowledge” – no Centro Olga Cadaval (Sintra), Auditório Acácio Barreiros.

A Conferência servirá para fazer o kickoff do projeto StoneCITI, primeiro centro tecnológico que integra as várias competências necessárias para o desenvolvimento de materiais e produtos em pedra natural. Com o StoneCITI pretende-se aproximar a indústria e as novas tecnologias, aumentando a eficiência e a sustentabilidade económica e ambiental do setor.