Sintra aprova protocolo para a construção da ‘Ponte Verde’ no IC19

A intervenção cria e consolida um eixo ecológico, que atravessa os concelhos de Sintra, Amadora e Oeiras, tem o objetivo de proporcionar a deslocação pedonal e em bicicleta.

O lançamento da empreitada de construção da "Ponte Verde" deverá acontecer ainda no primeiro semestre deste ano

Já foi aprovado em reunião de executivo municipal, o protocolo de colaboração entre o município e a Parques de Sintra – Monte da Lua, S.A, para a construção da Ponte Verde de Queluz, que atravessa o IC19, inserida no projeto do Eixo Verde e Azul.

A aprovação destes documentos permite o lançamento da empreitada de construção da Ponte Verde ainda no primeiro semestre deste ano.

A construção da Ponte Verde, um investimento de 4 milhões, integra o projeto intermunicipal Eixo Verde e Azul, que visa a valorização do rio Jamor e espaços verdes envolventes.

A Ponte Verde permite a continuidade do Eixo Verde Azul, ao longo do rio Jamor, criando uma passagem suave sob o IC19, recuperando a ligação histórica entre o Palácio Nacional de Queluz e a Matinha de Queluz.

A sua construção visa potenciar uma vivência integrada nos espaços em questão e criar valor ambiental e cultural. De salientar que este projeto também defende o Palácio dos efeitos da poluição da circulação rodoviária no IC19.

A intervenção cria e consolida um eixo ecológico, que atravessa os concelhos de Sintra, Amadora e Oeiras, tem o objetivo de proporcionar a deslocação pedonal e em bicicleta entre a Serra da Carregueira em Belas e a foz do rio Jamor.

Os trabalhos incluem a renaturalização, melhoria da qualidade das massas de água e requalificação do espaço envolvente ao Rio Jamor e seus afluentes.

Na mesma reunião a autarquia aprovou ainda o acordo de gestão do equipamento entre a Infraestruturas de Portugal, a Parques de Sintra – Monte da Lua e o Município de Sintra.