SMAS de Sintra recolhe plástico na corrida “Fim da Europa”

Ao longo da corrida foram recolhidos 480 quilogramas de plástico e na Tenda de Acolhimento, servidos em copos de papel, mais de 200 litros de água da torneira, aromatizada com frutas, especiarias e ervas aromáticas

No final da prova foram servidos em copos de papel mais de 200 litros de água da torneira, aromatizada com frutas, especiarias e ervas aromáticas

Na Corrida “Fim da Europa”, que se realizou no domingo, considerada uma das mais bonitas a nível nacional e ao mesmo tempo uma das mais difíceis de percorrer, os Serviços Municipalizados de Água a Saneamento (SMAS) de Sintra, também percorreram os 16.945 metros do percurso, recolhendo 480 quilogramas de plástico.

Os serviços municipais há já algum tempo que promovem iniciativas de sensibilização para uma mudança de comportamentos, apelando também à adoção de boas práticas em matéria de resíduos e limpeza urbana e deram o exemplo, ao longo da corrida de atletismo que ligou a Vila de Sintra ao Cabo da Roca, com passagem pela Serra de Sintra.

SMAS de Sintra, recolheram ao longo dos 16.945 metros do percurso, 480 quilogramas de plástico. No final foram servidos em copos de papel mais de 200 litros de água da torneira, aromatizada com frutas, especiarias e ervas aromáticas

“Foram recolhidos 480 quilogramas de plástico”, depositado ao longo da prova, “reconduzindo esta matéria para tratamento e reciclagem segundo os princípios de economia circular”, informam os SMAS em nota enviada ao SINTRA NOTÍCIAS.

Recorde-se, o sistema de recolha de resíduos, em particular a recolha de plástico, foi alvo de um estudo prévio promovida pela Câmara de Sintra e os SMAS de Sintra, “de modo a construir um sistema que permitisse aos atletas realizar de modo eficaz a deposição dos recipientes em andamento”.

Já no Cabo da Roca, a tenda de acolhimento à chegada dos atletas, disponibilizou de um espaço próprio para os participantes se poderem hidratar. “Ao todo foram servidos em copos de papel mais de 200 litros de água da torneira, aromatizada com frutas, especiarias e ervas aromáticas”.

A 30ª edição da Corrida Fim da Europa, foi organizada pela Câmara de Sintra, pelos Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento (SMAS) de Sintra e pela Podium Events.

A corrida “Fim da Europa”, tem um percurso de 16.945 metros e contou com a participação de 2700 atletas

Recorde-se, a água fornecida pelos SMAS de Sintra tem uma qualidade assegurada de 99,57%. Comprovando esta excelência, a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos – ERSAR atribuiu, em 2017, o Selo de Qualidade exemplar de água para consumo humano.